Banner do Blog

Bolo de nada = bolo de tudo!

Imagem do post

A receita do bolo de nada (ou amanteigado) é na verdade uma fórmula que serve para criar bolos de todos os sabores. Na confeitaria, esse método tem até nome: cremoso. Isso porque a gente sempre começa batendo manteiga com açúcar, até formar um creminho bem pálido – e cheio de ar. Como em toda fórmula, a proporção não muda. O truque é trocar os ingredientes.


Vamos recapitular os ingredientes e medidas da receita básica? Usamos: 200 g de manteiga, 2 xícaras (chá) de açúcar, 3 xícaras (chá) de farinha, 4 ovos, 1 xícara (chá) de leite, 2 colheres (chá) de fermento em pó e 1 pitada de sal.

Para fazer as alterações, a lógica é a seguinte: você pode substituir o líquido e também mudar a composição dos secos, geralmente substituindo apenas 1 xícara (chá) da farinha de trigo por outro tipo de farinha, seja de milho, de amêndoas ou mesmo por chocolate em pó.

Bolo de nada? Que nada, é de fubá!
Muito simples: é só trocar apenas 1 xícara de trigo por 1 xícara de fubá – e manter 2 xícaras de farinha. Ah, que bolo de fuba com coco? Troque também o leite por leite de coco, mantendo as medidas.

Bolo de laranja
É só trocar a xícara de leite do bolo de nada por 1 xícara de suco de laranja, e, se quiser, ainda adicionar 1 colher (sopa) de licor de laranja ou raspas da fruta na massa para dar uma pitada extra.

Bolo de limão
Dá também! Mas aqui tem uma pegadinha: pode manter a receita original e acrescentar só as raspas de limão à massa. Para reforçar o sabor de limão, prepare um glacê para espalhar por cima do bolo. É só misturar 1/3 xícara (chá) de suco de limão peneirado e 2/3 xícara (chá) de açúcar.

Veja aqui o passo a passo do bolo delícia de limão, um clássico do Panelinha

É claro que se a gente está falando de bolo básico, o de chocolate não pode faltar. E, a esta altura do post, acho que você já sabe que troca vem por aí... Isso mesmo: é só substituir uma das xícaras de farinha por 1 xícara de chocolate em pó (não vale achocolatado). Se quiser um toque de coco, pode trocar o leite por leite de coco para fazer um bolo prestígio. Mas, pessoalmente, gosto de trocar o leite por café. Fica delicioso! Um café fraco, como se fosse café americano é o ideal.

Mais uma dica importante: depois de untar, polvilhe a fôrma com chocolate em pó (assim o bolo não fica com aquela casquinha branca de farinha, sabe?). Acabou? Ainda não, falta a calda de ganache para cobrir o bolo. Olha aí o bolo de aniversário! De quem é o próximo?

Veja aqui o passo a passo do bolo clássico de chocolate

Temperatura ideal do forno
Seu forno não chega a 160 ºC (temperatura baixa)? Não tem problema: é só usar uma fôrma de bolo padrão de 24 cm de diâmetro, de preferência como furo no meio, e assar o bolo por 45 minutos em temperatura média, ou seja, 180 ºC. Mas note que os tempos variam de acordo com o forno e também com as medidas da fôrma.

Se você for preparar o bolo amanteigado naquela fôrma mais alta, com 10 cm de altura e 20 cm de diâmetro, porém, é preciso assar a 180 ºC (temperatura média) nos 30 minutos e, depois, baixar a temperatura para 160 ºC (temperatura baixa) por mais 50 minutos. A fôrma é muito alta! Mas esta regra vale apenas para bolos assados neste modelo.

Foto: Editora Panelinha