Cozinha Prática: fritata de batata + sangria

Cozinha Prática: fritata de batata + sangria
Compartilhe

Por Rita Lobo - 16 de maio de 2016


A italiana fritata é uma receita que parece uma omelete recheada, assim como a espanhola tortilha. E a sangria, também espanhola, é um drinque de jarra com frutas e vinho, assim como o francês clericot, que também é parecido com o ponche, que é inglês. E a tapenade de azeitona que vai na fatia de pão: é canapé ou bruschetta? Afe! Que confusão! Que crise de identidade!

Ah, mas eu desfaço essa confusão rapidinho. Para chegar do trabalho e ter ânimo de entrar na cozinha, não importa o nome da receita: o que conta é que ela seja prática e saborosa! E isso, essas três são – a fritata, a tapenade e a sangria. E cardápio completinho, com direito a drinque, é o que você vai aprender a preparar no episódio inédito do Cozinha Prática que vai ao ar na segunda-feira, 16/5, às 20h30, pelo canal GNT (veja no final do texto os horários de reapresentação durante a semana).

Omelete de forno
A fritata de hoje leva lâminas de batata e cebola em meia-lua, mas pode aproveitar para fazer com o que tiver dando sopa na geladeira: fica boa com pimentão, linguiça, cogumelo, abobrinha, carne desfiada, bacon, ervas frescas. Na hora de cortar, usei o mandolim, um utensílio de uma lâmina só que é ideal para fazer fatias finas e uniformes – assim elas cozinham mais rápido e por igual. Se não tiver mandolim, vai de faca mesmo. Assim você também treina as suas habilidades culinárias.

Outra adaptação superpossível: a fritata vai ao forno para ser finalizada. Se a sua frigideira tem cabo de plástico, basta passar o preparo para um refratário na hora de levar ao forno. E agora, uma revelação técnica: a fritata começa na frigideira e termina no forno, e a tortilha começa e termina na frigideira, mas tem que virar no meio do caminho usando um prato como apoio.

Veja aqui receitas de omeletes, fritatas e clafoutis

Drinque de jarra é superprático!
Enquanto o prato principal está no forno, prepare a sangria. Vai vinho (tinto), um destilado (como gim), uma bebida gaseificada (água tônica), frutas picadas (maçã e abacaxi), caldo de laranja e, quem quiser, pode colocar uma colherinha de açúcar, como fazem os espanhois. Drinque de jarra é prático porque você faz apenas um preparo que serve a mesa toda. Ou seja, tempo de sobra pra jogar conversa fora.

Fiz algumas adaptações na receita tradicional para deixar a bebida ainda mais charmosa. Em vez de picar em cubos, passei a maçã inteira no mandolim para formar fatias finíssimas. Já o abacaxi fez as vezes de gelo – sempre deixo cubos no congelador (olha a dica de economia doméstica!). O gelo vai só no copo, assim a bebida não fica aguada – truque de mestre!

É tudo tão rápido, tão prático, que ainda dá pra preparar uma tapenade! Azeitonas pretas picadas, raspas de limão-siciliano, azeite e tomilho: petisco superdelicioso para esperar a tortilha, digo, a omelete, quer dizer, a fritata sair do forno!


As receitas do episódio
Sangria refrescante
Tapenade com limão-siciliano e tomilho
Fritata de batata com cebola


As músicas do episódio
Jardins da Babilônia - Rita Lee
Datemi un martelo - Rita Pavone
Via con me - Paolo Conte
Mambo No 5 - Lou Bega


O look do episódio
Camisa, Tory Burch. Jeans, Zara. Brincos, Sou Sou. Cinto, Pitanga. Sapatilhas, Dani Cury.


O “Cozinha Prática com Rita Lobo” vai ao ar toda segunda, às 20h30, no canal GNT. Horários alternativos: Quinta, 17h e 23h30 / Sábado 12h30 e 20h / Domingo, 14h30.


Fotos: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.