Cozinha Prática: leia para comer melhor

Cozinha Prática: leia para comer melhor
Compartilhe

Por Rita Lobo - 22 de fevereiro de 2016


Apesar de ter me formado em gastronomia, muito do que aprendi não foi na escola. Sempre tive paixão por livros, e um certo fascínio por autores clássicos – boa parte deles, de um tempo em que livro de receita não tinha foto nem ilustração, portanto eles tinham que se valer de um texto bem escrito. Foi assim que mergulhei no universo de Elizabeth David, chorei copiosamente com Claudia Roden, viajei com MFK Fisher e me apaixonei com a forma poética de explicar o preparo de um caldo de Eliza Acton, escritora inglesa, nascida em 1799, a primeira a colocar os ingredientes em medidas caseiras.

A temporada de verão do Cozinha Prática é um caminho de sete passos. Destino: uma cozinha mais prática e mais saudável!

Na quinta-feira (25/2), às 21h15 pelo canal GNT, a gente vai abrir livros clássicos de culinária na biblioteca de ninguém menos do que Nina Horta, cronista de quem sou fã há muito tempo. Com os livros, e com a Nina, a gente vai dar o sétimo e último passo para deixar a cozinha mais saudável e prática, tema desta temporada.

(Calma lá, minha gente! Não tire conclusões precipitadas: em março estreia temporada nova!)

Leia aqui: os livros indicados nas primeiras temporadas do Cozinha Prática

As receitas
Não podia ter acontecido de forma diferente: saí da conversa com a Nina inspirada, ou melhor, desafiada a testar uma receita de macarrão com louro – ideia que ela viu num livro… Qual era o título mesmo? Daquele escritor que... Como era o nome? Ela jura que não se lembra. Acho que era tudo mentira, pegadinha da Nina!

Então saiu assim: em vez de massa seca, fomos de massa fresca! É, não é a coisa mais prática do mundo, mas vale cada minuto investido: você pode preparar junto com a família – como fazem os italianos –, e pode até usar como desculpa para um momento de terapia/meditação. O sabor é outro! E ainda sai mais em conta. Ah, e não precisa nem ter máquina de macarrão, viu? Nosso esquema é artesanal total. Acho que você vai gostar da ideia.

Para encerrar essa temporada, não poderia faltar um drinque. Ou uma sobremesa? Os dois: a gente vai de raspadinha de gim tônica com pepino, que pode ser servida no copo ou na tigelinha. Você não pode imaginar como é saboroso, diferente, refrescante. Ideal para curtir repensando a temporada: a gente aprendeu muita coisa nova neste verão!

As receitas deste episódio:
Talharim caseiro com louro e rúcula
Raspadinha de gim tônica

Para não perder: o Cozinha Prática Verão vai ao ar pelo canal GNT às quintas às 21h15. E tem horários alternativos: segunda, às 20h30; terça, às 4h30; quarta, às 11h15; sábado, às 12h15 e 21h45, e domingo, 6h45 e 13h45.


Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani