Cozinha Prática: lombo com batata-doce e cenoura + chips + caipirinha de maracujá com gengibre

Cozinha Prática: lombo com batata-doce e cenoura + chips + caipirinha de maracujá com gengibre
Compartilhe

Por Rita Lobo - 04 de abril de 2016


Combinação de sabores é a pura diversão. São tantas possibilidades! Uma das técnicas para elaborar cardápios é unir por contraste. No último episódio do Cozinha Prática, teve picadinho oriental seguido de pera com calda de chocolate, ou seja, um prato principal com sabores chineses, e uma sobremesa típica francesa. Entendeu? No programa desta semana, a brincadeira é outra: a composição é por semelhança. São sabores brasileiros em três tempos – tem drinque, petisco e prato principal.

Sabe aquele dia da semana – mais no final da semana – em que a gente tem vontade de, vamos logo dizer a verdade, tomar uma birita antes do jantar? Pois a gente vai preparar uma caipirinha de maracujá que tem camada extra de sabor – leva gengibre – e de perfume: tem folha de mexerica na lista de ingredientes. Vai ser o aperitivo ideal para o prato principal da noite, um lombo bem brasileiro.

Cada medalhão suíno é envolvido por uma tira de bacon, salgadinho. Fica perfeito com o molho agridoce, que leva caldo de laranja, mel, alecrim e louro. E olha, nem precisa de acompanhamento: batata-doce, cenoura e cebola são os ingredientes do ensopado, preparado em uma panela só. Pode ser mais prático do que isso?

Vixe, pode. É que a cenoura e a batata-doce, depois de bem lavadas, são descascadas com a ajuda de um descascador de legumes. As cascas ganham destino nobre: vão para a assadeira e, com apenas azeite, sal e pimenta-do-reino (moídos na hora, sempre), se transformam em chips depois de assadas. Próximo passo? Petiscar com a caipirinha enquanto o lombo cozinha!

Sabe o que não pode faltar? As músicas mais tocadas nas suas paradas de sucesso – cozinhar cantando e dançando como se ninguém estivesse olhando é altamente desestressante e divertido. Você é da turma que fica meio com vergonha alheia? Ah, e daí, ué? Solta a franga, bem!


As receitas do episódio
Chips de batata doce e cenoura
Caipirinha de maracujá com gengibre e folha de mexerica
Lombo com batata doce e cenoura no molho de laranja

As músicas do episódio
Sex bomb - Tom Jones
Homem primata - Titãs
I drove all night - Roy Orbison
Girls just wanna have fun - Cindy Lauper


O look do episódio
Top, Lilla Ka. Calça, Shoulder. Cinto, Spezzato. Sapatilhas, Dani Cury.


O “Cozinha Prática com Rita Lobo” vai ao ar toda segunda, às 20h30, no canal GNT. Horários alternativos: Terça, 11h / Quinta, 16h e 23h30 / Sábado 12h30 e 20h / Domingo, 14h30.


Foto: Gilberto Oliveira Jr.