#PascoaPanelinha: guia de chocolate e utensílios

#PascoaPanelinha: guia de chocolate e utensílios
Compartilhe

Por Rita Lobo - 03 de março de 2016


E então, se preparando para preparar ovo de páscoa em casa? Aqui no blog você já viu como derreter e fazer a temperagem do chocolate, e como moldar o ovo na fôrma (veja os links no final do texto). Agora só falta saber que utensílios e que tipo de chocolate comprar – e, se preferir, como decorar os ovos. Este post é um guia para a compra de materiais e ingredientes.

O chocolate
Ao leite, meio-amargo ou amargo? Você escolhe – nosso ovo liso é de chocolate meio-amargo. “Para preparar ovo de páscoa você deve procurar o chocolate puro do cacau, feito com manteiga de cacau. Os que contêm gordura hidrogenada nem deveriam se chamar chocolate – sabe aquelas barras de ‘chocolate para cobertura’ que nem precisam passar por temperagem? Melhor passar longe”, ensina, de cara, a chocolatière Luciana Lobo, nossa professora de ovo de páscoa caseiro durante a #PascoaPanelinha.

Segundo a Lu, os mais bem conceituados chocolates são os belgas, de qualidade excelente e disponíveis em porcentagens mais exatas de cacau – 33,6%, 50,7% e blends de 80%, por exemplo, no caso da Callebaut. Outra marca conhecida, porém mais cara, é a Varlhona – as duas podem ser encontradas no Brasil. Menkel, Unique e Amma são as marcas brasileiras mais confiáveis porque produzem chocolate puro do cacau – nem precisa dizer que sai mais em conta do que as marcas importadas. Uma busca na internet e você descobre como comprar na sua cidade.

Os utensílios
Nos posts e vídeos de temperagem e moldagem você viu que as fôrmas de ovo de páscoa são transparentes, levinhas – elas são feitas de acetato, saem baratinho e existem em diversos tamanhos e formatos – escolher é uma diversão só.

Além delas, você vai precisar de uma espátula de confeiteiro – na foto você vê três tamanhos, pois elas foram usadas para fôrmas maiores e menores. Sabendo que você vai usar apenas um tamanho de fôrma, pode investir em uma espátula apenas – se você gosta de bolo recheado, vai adorar usar este utensílio para espalhar recheio e cobertura. A menor é perfeita para raspar o excesso de chocolate das bordas da fôrma de ovo de páscoa.

A espátula raspadora, mais curta e larga, é essencial para fazer os movimentos da temperagem e depois recolher o chocolate derretido de volta à tigela.

O termômetro é indispensável: “um grau faz toda a diferença”, alerta a Lu. O termômetro culinário digital, com esse formato de espeto, vai garantir o sucesso da temperagem! E, como você já aprendeu aqui, sem temperagem não existe chocolate moldável.

A barrinha branca da lateral direita da foto a Lu mandou fazer: é uma das duas ripinhas de polietileno que servem como apoio – lembra que a fôrma não pode encostar no fundo da assadeira na hora de secar o chocolate?

Onde comprar tudo isso? Peça ajuda à internet em primeiro lugar – procurando online você consegue pesquisar melhor os preços e entregas na sua cidade. Em São Paulo, as lojas de confeitaria mais conhecidas são a Central do Sabor, Barra Doce, Bondinho e Loja Santo Antonio, também com venda online.

#PascoaPanelinha: ovo de páscoa em casa com Luciana Lobo:
Aula 1: a temperagem é essencial para moldar o chocolate


Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani