Top 10: meus livros preferidos de culinária

Top 10: meus livros preferidos de culinária
Compartilhe

Por Rita Lobo - 24 de fevereiro de 2016


Para encerrar a temporada de verão do Cozinha Prática fui até a biblioteca da Nina Horta, autora que eu adoro, conversar sobre um dos meus assuntos preferidos: livros – e de culinária. O papo foi inspirador: além de sair dali para a cozinha (veja mais sobre o episódio no post Leia para comer melhor), fiquei com vontade de listar 10 livros que adoro. Mas tem um porém: como são os meus favoritos, tomei a liberdade de incluir títulos em inglês – na verdade, a maioria...

Por que são os meus preferidos? Porque falam de comida, mas não só de comida; porque são superbem escritos, porque aprendi muito com eles, porque eles me inspiram a cozinhar. Bons motivos, né? Eis a lista:

1 - Eliza Acton começou fazendo poesia, até receber uma curiosa sugestão de seus editores: escrever livros de receita. Ela não só foi lá e fez, como inovou ao incluir medidas nas receitas (acredita que não existia nem menção a xícaras ou colheres – ou gramas – até 1845?). Gênial! A outra vantagem é que ela escrevia bem à beça. Em The elegant economist, um excerto do seu famoso livro Modern cookery, há soluções e receitas para quem precisa gastar pouco em textos supergostosos de ler (mas em inglês).

2 - South wind through the kitchen - the best of Elizabeth David é uma seleção de textos da inglesa Elizabeth David, uma moça de alma rebelde que fugiu de barco para a Itália com um homem casado. Essa viagem rendeu: ao voltar para a Inglaterra, escreveu sobre a comida mediterrânea e influenciou o país inteiro, recém-saído da guerra, a cozinhar com ingredientes dessa cozinhar solar.

3 – M.F.K. Fisher escreveu 27 livros. São episódios autobiográficos e memórias de viagens misturados a conteúdo culinário. Em Como cozinhar um lobo (que no Brasil ganhou subtítulo: – como matar a fome em tempos de escassez) ela escreve (e como escreve bem!) receitas e fala sobre alimentação em tempos de guerra com invejável bom humor. Para a crítica Nina Horta, ele é mais do que um livro sobre cozinhar na crise, e sim um “manual para descomplicar a vida”.

4 - The book of jewish food conta a história do judaísmo pela comida. Sempre uso os livros da Claudia Roden, mas esse é o que mais me emociona.

5 - A arte da comida simples (assim como o meu Panelinha!!!) está indicado no Guia Popular para a Alimentação Brasileira. A autora é a Alice Waters, que é uma espécie de porta-voz do movimento slow food. Receitas sem complicação e ingredientes naturais – comida de verdade, sabe? Tudo que a gente AMA.

6 - Regras da comida, de Michael Pollan, é obrigatório. Sempre falo deste livro, que faz a gente refletir sobre alimentação e sobre a origem do que vai para o prato. A primeira regra é “Coma comida”, e a segunda: “Não coma nada que a sua tataravó não reconheceria como sendo comida”. São 83 regrinhas – a última delas: “Quebre as regras de vez em quando”.

7 - A Marcella Hazan é fonte de inspiração eterna para cozinha italiana. Sempre consulto o Fundamentos da cozinha italiana clássica quando quero saber mais sobre algum prato – conheci os segredos dos molhos bolonhesa e carbonara com ela.

8 - Delia Smith é uma espécie de Ofélia inglesa, mas ainda está na ativa. Tem várias séries de TV e milhões (digo MILHÕES!) de livros vendidos. Aprendi com ela o valor de receitas bem escritas, pensadas para quem não sabe cozinhar. Meu livro preferido é o How to cook

9 - Quem me acompanha sabe que sou fã da Nina Horta. Ela, de certa maneira, estreou o gênero de crônica culinária no Brasil. O livro Não é sopa reúne crônicas e receitas dela publicadas em jornal entre 1987 e 1995. Suas memórias, referências, dicas, humor... Como escreve, essa Nina!

10 - The tenth muse – my life in food – finalmente, um livro sobre os grandes autores do século xx. Judith Jones editou Julia Child, James Beard, M.F.K. Fisher, Claudia Roden, Edna Lewis... Um livro para quem quer saber mais sobre grandes livros de culinária.


Para saber mais: biblioteca gourmet: os livros indicados nas três primeiras temporadas do Cozinha Prática e os meus livros.

Foto: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr