Gravlax pra viajar no tempo – e no espaço

Gravlax pra viajar no tempo – e no espaço
Compartilhe

Por Rita Lobo - 16 de outubro de 2017


Gravlax de salmão, salada de cogumelos frescos e salsão, creme de abacate com pistache: o que esses três preparos podem ter em comum? As ligações não são nada óbvias, mas os três me colocam perto do meu pai. (E me fazem pensar em música erudita.) São elegantes e têm combinações de sabor incríveis.


O episódio desta semana é uma viagem. No sentido figurado e no literal também. Cada preparo leva para um lugar diferente (Escandinávia, Itália, a sala da casa dos meus pais) e o caminho que leva de uma para outra é o da memória.


Não tem como falar de viagem sem pensar em repertório. Olhar para fora sempre expande os horizontes e facilita a vida na cozinha do dia a dia: quanto mais você explora novos sabores, novas técnicas, novas receitas, mais tem ferramentas para resolver o jantar da semana – com comida de verdade e prazer de cozinhar e comer.


Repertório amplo é ferramenta poderosa até na hora de resolver o cardápio do dia a dia

Meu pai aproveita qualquer oportunidade para convidar quem estiver por perto a ampliar os horizontes. Mas os detalhes de como ele apresentou para os filhos, desde pequenos, o universo da música erudita, os mistérios do pistache e o prazer de aprender e ensinar eu conto pra você no episódio!

As receitas do episódio


Gravlax de salmão

Salada de cogumelos frescos com salsão

Creme de abacate com sorvete


O que vesti no episódio

Blusa: Yogini

Regata: Le Lis Blanc

Brincos: Rincawesky

Bracelete: T. Arigoni

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: quinta (10h30 e 23h30), sexta (17h30), sábado (12h) e domingo (16h30).

Fotos: Editora Panelinha / por Arthur Vahia

Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida.

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.