Aula de culinária: tipos de marinadas

Aula de culinária: tipos de marinadas
Compartilhe

Por Rita Lobo - 16 de janeiro de 2018


São três as principais técnicas culinárias abordadas na segunda aula do Cozinha Prática Verão: marinar, grelhar e elaborar cardápio aproveitando integralmente os alimentos. Para ilustrar cada uma das técnicas, mostro diferentes temperos para o frango grelhado do dia a dia e um espetinho esperto de camarão para o fim de semana. E para a lição de como elaborar um cardápio esperto, preparo uma charmosa sopa tailandesa, que leva leite de coco, e uma surpreendente farofinha, feita com o bagaço do coco. Concentração para ler os tópicos da aula e já pode se organizar para colocar as lições em prática o quanto antes!

Aula 2

Com as receitas desta aula você vai aprender:

  1. Como marinar
  2. Como preparar salmoura
  3. Como grelhar
  4. Como limpar camarão
  5. Como preparar caldo de camarão
  6. Como aproveitar integralmente os ingredientes
  7. Como elaborar cardápio


Lição de casa

A aula desta semana é importante para quem está interessado na disciplina Inteligência Doméstica. Ficou animado e quer testar outros preparos com as mesmas técnicas? Aqui tem outras boas receitas para treinar. Ah! Este post está cheio de cola, já pode salvar o link para guardar :)


Marinada


Gordura + ácido + elementos aromáticos = marinada. Pegou a cola? Essa é a fórmula básica, e você pode acrescentar elementos para construir mais camadas de sabor. Na prática você pode pensar em versões do tipo:

azeite + caldo de limão + manjericão = marinada

Quer mais um exemplo? Vamos lá:

azeite + vinagre de arroz + shoyu + açúcar mascavo + óleo de gergelim + pimenta = marinada

Aqui neste post tem outras versões no 'receitas relacionadas' para você treinar. As variações são muitas, e o truque é precioso na disciplina Inteligência Doméstica. É preparar, congelar e facilitar o dia a dia.

Salmoura


A técnica é tão incrível que gosto de chamá-la de soro mágico! Uma parte de açúcar para três de sal e água o suficiente para cobrir. Anotou? A salmoura funciona muito bem para carnes que tendem a ficar ressecadas: lombo, bisteca e cortes de frango. E pode colocar elementos aromáticos para dar sabor ao preparo, como alho, ervas e especiarias. Na receita de bisteca com abacaxi grelhado, vai gengibre na fórmula para aromatizar bastante o preparo.


camarão


Anote o passo a passo:

  1. Retirar a cabeça
  2. Retirar a casca (deixe o rabo para a apresentação ficar mais bonita)
  3. Com um palito de dente, fazer um furinho perto da cauda e pescar o cordão escuro. Se quebrar, fure mais adiante e repita a operação.


Tirou nota 10 em limpeza de camarão? Pode preparar espetinho picante com maionese de endro e limão. A receita é boa para treinar marinada seca também, e já ir se aventurando a preparar maionese. Não tem mixer? Pode bater na mão!


Grelhado


O que chamamos de grelhar na cozinha caseira é na verdade chapear na cozinha profissional. Tecnicamente, grelhar é cozinhar por calor seco, sem contato com líquido ou gordura. Pensou em churrasco? É essa ideia mesmo! Mas na cozinha de casa, a gente chama de grelhado tudo que vai para a frigideira com pouca gordura.

Já que estou dando todas as colas da semana, pode anotar mais essa:

  1. O alimento não pode estar gelado
  2. A frigideira deve estar bem quente. Mas atenção, se a frigideira estiver quente além da conta, o exterior vai queimar e a parte interna vai ficar crua.
  3. Aqueceu? Regue com azeite e coleque o ingrediente.
  4. Nada de ficar cutucando com o garfo! Os furos deixam os líquidos escaparem. A pinça é o melhor acessório nessa hora.
  5. Não tente descolar o filé da frigideira. Quando estiver selado, ele solta sozinho
  6. Cuidado com o tempo prolongado na frigideira. Fique de olho para o alimento não ressecar.


Copiou? Partiu grelhar abóbora!


Look da professora

Brincos: Iracema

Colar: Drê Magalhães

Top branco e verde: Lilla Ka

Cardigan azul: Ricardo Almeida

Calça branca: Le Lis Blanc

Tênis: Adidas

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às terças-feiras, às 21h. Reapresentações: quinta (10h30), sexta (16h30), sábado (7h30 e 20h45), segunda (10h15 e 18h).

Figurino: Luise Federman.

Beleza: Paula Vida.

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Ricardo Toscani

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.