Aula de culinária: fica, vai ter bolo!

Aula de culinária: fica, vai ter bolo!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 23 de janeiro de 2018


Chegou a hora de dar os primeiros passos na arte da confeitaria! Na terceira aula do Cozinha Prática Verão ensino dois métodos bem diferentes de preparar bolo. Com o primeiro, ensino todas as regras do método cremoso, que rende uma massa estruturada e úmida, ideal para preparar bolos recheados – o do episódio é um bolo suspiro que ainda ganha creme de confeiteiro. Na segunda parte da aula, a turma do fundão vai se esbaldar com a facilidade do método de liquidificador: o tradicional bolo de cenoura ganha versão marmorizada e ainda leva cobertura de chocolate.

Quando se trata de confeitaria, a aula é animada, mas é preciso ficar atento: são muitos os truques para a receita dar certo. Adicionou a manteiga gelada? Hiii, o bolo vai solar. A manteiga está derretida? O preparo vai desandar. Não preaqueceu o forno? Com certeza o bolo não vai crescer.

Resumo da ópera: vai ter que prestar bastante atenção na aula! E, olha, tem lições de casa deliciosas para fazer. Veja a seguir.


Aula 3

Com as receitas desta aula você vai aprender:

  1. Método cremoso
  2. Método de liquidificador
  3. Como montar receita
  4. Como aumentar a receita
  5. Como preparar um creme de confeiteiro clássico
  6. Como preparar merengue
  7. Como derreter chocolate
  8. Como untar perfeitamente a forma
  9. Como rechear bolos
  10. Como montar bolos

Lição de casa

Ficou animado e quer testar outros preparos com as mesmas técnicas? Aqui tem outras boas receitas para treinar. Em cada uma delas, um spoiler do que pode dar errado para você acertar em cheio. Já viu professora que passa cola? risos

Método de batedeira


O Bolo Delícia de Limão não tem esse nome à toa. Ele é um sucesso! Na hora de preparar, segure a ansiedade e adicione os ovos um a um na batedeira em velocidade baixa. Se você colocar todos de uma vez, e em velocidade alta, a massa vai talhar. E quando for fazer as rapas de limão, fique atento: não vale raspar nem um pouquinho a mais e pegar a parte branca da casca. Quem vacilar vai preparar um bolo amargo...


Bolo Perfeito de Banana
. Sim, se você preparar direitinho, come o me-lhor bolo de banana da sua vida. Na hora de adicionar as farinhas, de trigo e de nozes, bata apenas para misturar. Se bater demais, vai desenvolver glúten, e o bolo não vai crescer adequadamente. Outra coisa: na hora de preparar o caramelo, não deixe passar do ponto. Caramelo escuro é caramelo amargo!

Método de liquidificador


Confeiteiro que se preze tem receita boa de Bolo de Fubá na manga. Na hora de misturar o fubá, não deixe de passar a farinha na peneira. Isso evita que se formem gruminhos de farinha na massa, e que você tenha que misturar demais o preparo. Pode parecer preciosismo, mas a etapa é importante para o resultado ficar perfeito.

Básico, mas com camadas de sabor a mais. O Bolo de Iogurte com Especiarias é bom para impressionar e mostrar que você foi além: aprendeu a preparar bolos e está com o repertório cada vez mais rico. Nesta receita, a forma é untada com açúcar e canela para que o bolo não fique esbranquiçado depois de pronto. E pode sempre se dedicar à esta etapa: faça uma camada uniforme e fina, assim o bolo sai com facilidade da forma e sem pedaços de farinha e manteiga (ou neste caso, de açúcar e canela) na lateral.

Lição extra


Já garante 10 nos dois métodos da aula? Então pode se exibir preparando um bolo batido à mão. Este, de chocolate, é TÃO cremoso que nem precisa de cobertura. Na hora de juntar os ovos ao chocolate, não misture em excesso, e faça delicadamente. Sei que a empolgação vai bater, mas a gente não quer incorporar ar ao preparo, quer que ele fique denso, beeeeeem cremoso.

Look da Professora

Brincos: Iracema

Vestido: Sissa

Cinto: acervo pessoal

Lenço: B.Luxo

Sandália: Via Mia

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às terças-feiras, às 21h. Reapresentações: sexta (16h30), sábado (7h30 e 20h45), segunda (10h15 e 18h).

Figurino: Luise Federman.

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Ricardo Toscani

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.