Maridos, já para a cozinha!

Maridos, já para a cozinha!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 23 de agosto de 2018


Se você já manda ver no churrasco, migo, o cardápio do próximo episódio do Cozinha Prática Em Tempo Real vai ser moleza para você. Na segunda-feira, às 21h, vamos cozinhar juntos um suculento medalhão de filé mignon ao molho madeira com batatinhas ao murro. É o meu empurrãozinho para você que só cozinha no fim de semana entrar de vez no esquema da cozinha do dia a dia.

Muita gente preparou a polenta da semana passada, vem ver!

Garantir comida de verdade na mesa de todos os dias não é tarefa fácil. O jeito é unir forças! Quem cozinha a quatro mãos, sabe do que estou falando: o jantar fica pronto em menos tempo e não fica pesado para ninguém. Para comprovar, o cardápio do próximo episódio serve duas porções, porque foi pensado para os casais experimentarem cozinhar a dois. (Claro que as famílias com filhos podem dobrar a receita e incluir mais mãos na cozinha.)

Todas as receitas da temporada do Cozinha Prática Em Tempo Real

O filé mignon do terceiro episódio ainda vai fazer você economizar. Duvida? Vou mostrar como porcionar a peça inteira para aproveitar aquelas promoções do açougue. (Eu sei, você nem nunca reparou que rola promoção porque não faz ideia de como cortar a peça inteira). Da economia doméstica, pulamos para o planejamento do cardápio semanal: tendo as porções separadas, fica mais fácil pensar em refeições. Num dia, medalhão, no outro, rosbife, depois um belo estrogonofe... Prefere picadinho?

MAIS RECEITAS COM FILÉ MIGNON


Atenção: já vou adiantar o plano de ataque. Dez minutos antes de o programa começar, cubra as batatas com água fria numa panela e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver (vai ser ao mesmo tempo em que o programa começar!), pode contar 15 minutos. Mas a essa altura, vamos estar juntos e, enquanto as batatas cozinham, vamos selar o medalhão. Depois, as batatas vão para o forno, ao mesmo tempo que o molho madeira é feito na panela onde o medalhão dourou. A outra pessoa vai ser responsável por porcionar o filé mignon para a semana, lavar e secar as folhas para a salada e preparar o molho. Feito tudo isso, o jantar está na mesa. E que jantar!

Leia também: alimentação é assunto da casa

FIQUE LIGADO NA LISTA DE COMPRAS, UTENSÍLIOS E PRÉ-PREPARO

Toda quinta-feira vai pintar aqui e nas minhas redes sociais a lista de ingredientes, utensílios e também algumas sugestões simples de pré-preparo para você não perder tempo na hora do programa. Dá tempo de você ir no mercado no fim de semana e deixar tudo no jeito para cozinhar comigo na segunda-feira às 21h. Vamos começar?

LISTA DE COMPRAS

2 medalhões de filé mignon (150g cada um)

1/2 colher (sopa) de manteiga

1/2 colher (sopa) de farinha de trigo

1/2 colher (sopa) de extrato de tomate

1/4 xícara de vinho tinto (60 ml)

400g batata bolinha (mais ou menos 16 batatinhas)

2 ramos de alecrim

Azeite

Sal

Pimenta-do-reino

LISTA DE UTENSÍLIOS

Frigideira

Espátula

Batedor de arame (opcional)

Panela média

Pano de prato

Assadeira média

Como escolher os utensílios indispensáveis para na cozinha

PRÉ-PREPARO

Lave as batatas e o alecrim. Dez minutos antes de o programa começar, leve a panela com as batatas, cobertas com água, para cozinhar por 15 minutos depois que ferver. Aproveite e retire a carne da geladeira também.

LOOK DO EPISÓDIO

Camisa: Renner

Calça: acervo pessoal


Veja todas as receitas de outras temporadas do Cozinha Prática

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar segunda-feira, às 21h. Reapresentações: quarta-feira (16h30), sábado (17h), domingo (10h, 16h e 19h30) e segunda-feira (10h30).

Figurino: Luise Federman

Beleza/cabelo: Paula Vida

Fotógrafo: Gilberto Oliveira Jr

Flores: Sinhá Flor

O Cozinha Prática é produzido pelo Estúdio Panelinha