Desafio 30 dias para excluir de vez os ultraprocessados

Desafio 30 dias para excluir de vez os ultraprocessados
Compartilhe

Por Rita Lobo - 06 de maio de 2021


Qual ultraprocessado você ainda consome? Fiz essa pergunta no meu perfil no Instagram dia desses. Claro que, para a minha alegria, muitos seguimores contaram que já estão livres desses produtos. Mas, entre o público que respondeu, os ultraprocessados mais consumidos são: refrigerante, biscoito recheado, salsicha e pão de forma.

Atenção, ouça o que vou dizer: não é fácil, mesmo, excluir esses produtos da alimentação. Primeiro, porque são viciantes — feitos para você abrir o pacotinho e só parar de comer quando acabou! Mas tem outro problema, ainda pior: a maioria das pessoas não conhece a classificação dos alimentos por grau de processamento. Muita gente nem se dá conta de que está consumindo ultraprocessados.

Conheça a classificação dos alimentos por grau de processamento

Acompanhe o Desafio 30 Dias Para Excluir os Ultraprocessados


Não é só tempero e molho pronto, macarrão instantâneo, nuggets, lasanha e outros pratos para aquecer no micro que são ultraprocessados. Até iogurtes podem conter saborizantes, aromatizantes e outros ‘antes’. Como saber se o produto é ultraprocessado na hora de escolher?⠀

LEIA A LISTA DE INGREDIENTES DO RÓTULO!

Você não precisa de ninguém, nem aplicativo, nem tabela, nem nada, para saber se é um ultraprocessado ou não. Não delegue sua escolha! Basta conhecer a classificação dos alimentos por grau de processamento e ler a lista de ingredientes do rótulo. Não precisa de algoritmo.

Aliás, tenho boas notícias também: muita gente está sofrendo à toa, achando que tomate pelado, creme de leite em lata ou leite condensado são ultraprocessados. Não são!

Durante o mês de maio, vamos ajudar você a tirar os ultraprocessados da alimentação de uma vez por todas — como eu mesma fiz há muitos anos. Para quem ainda toma refrigerante, come biscoito, sem falar na salsicha, no molho pronto, vai ser muito mais fácil trocar esses produtos por comida de verdade em comunidade.

Participe! Todos os dias vamos postar as dicas no perfil @Panelinha_RitaLobo no Instagram. Prepare-se para fazer as pazes com a comida de verdade!