Desgourmetiza, bem!

Desgourmetiza, bem!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 10 de abril de 2019


Em 2015, dediquei uma temporada do Cozinha Prática aos preparos básicos, aqueles do dia a dia, que todo mundo deveria saber. A cada episódio, uma alimento era a estrela: Arroz, feijão, tomate...

Era um momento em que a gastronomia tinha explodido: chefs brasileiros já tinham ido parar quase no topo das listas de melhores do mundo; todos os lançamentos imobiliários tinham que ter a tal da varanda gourmet...

O lema da temporada, bem provocador, era: "Desgourmetiza, bem!"

A frase virou bordão e a temporada virou livro, o Cozinha Prática, um curso de culinária em 60 receitas.

Compre o livro Cozinha Prática com Rita Lobo

Tem a versão e-book!


No episódio desta quinta-feira do Cozinha Prática Diário, recebo o chef Rodrigo Oliveira. Ele é um cozinheiro premiado internacionalmente e está à frente de restaurantes como o Balaio IMS e do já icônico Mocotó. Parte da genialidade do trabalho do Rodrigo é que ele conquistou o mundo com comida de casa – a comida da casa de seus pais, de sabores sertanejos, carregada de memória. Superadmirado no circuito gastronômico, é um cara 100% desgourmetiza, bem! E você vai poder ver isso na prática: as receitas que ele serve nos restaurantes – e vem mostrar no Cozinha Prática – são sem firula nem frescura. Mas com muito técnica, profundo conhecimento e respeito pelas tradições e, claro, muito sabor.

No programa, vai ter carne de sol, farofa de cuscuz de milho com feijão-verde e tapioca de café com recheio de doce de leite.

Convidei o Rodrigo, que é chef premiado e pai de família, com a intenção de (aprender as receitas incríveis dele e) inspirar você, gourmet de fim de semana, que prepara aquele risoto alla milanese com ossobuco à fiorentina maravilhoso, a entrar na cozinha mais vezes, quem sabe até em dia de semana. Como diria minha xará Rita Lee, "agora só falta você, ié ié" desgourmetizar, bem! Pode preparar o cardápio que o Rodrigo mostrou. Tenho certeza que a família inteira vai adorar.