Iogurte no prato principal: aqui ele vai com frango, molho de mel e páprica e escarola

Iogurte no prato principal: aqui ele vai com frango, molho de mel e páprica e escarola
Compartilhe

Por Rita Lobo - 13 de setembro de 2022


Pra muita gente, iogurte é café da manhã ou lanche da tarde. Mas ele pode ir além: é um ingrediente incrível para o prato principal. E olha que isso não é invenção minha. As culinárias árabe e grega, por exemplo, são cheias de receitas salgadas com iogurte.
FRANGO GRELHADO COM MOLHO DE MEL E PÁPRICA SERVIDO COM IOGURTE CREMOSO E ESCAROLA REFOGADA

E eu garanto: depois que você aprende a fazer iogurte caseiro, nunca mais para, e se acostuma a incluir em diferentes receitas. Ele vira um acessório culinário ótimo pra dar uma levantada em risotos, sopas, transformar a apresentação de um assado ou uma salada.
IOGURTE CASEIRO SUPERCREMOSO VAI BEM EM VÁRIAS PREPARAÇÕES

RECEITA: IOGURTE CREMOSO

Nesta preparação o iogurte cremoso acompanha parte de um peito de frango com um molho de mel e páprica de-li-ci-oso, e ainda por cima lindo.

Saborosíssimo: frango grelhado com molho de mel e páprica

RECEITA: FRANGO COM MOLHO DE MEL E PÁPRICA

A graça é que o mel deixa adocicado e brilhante; o vinagre dá o toque de acidez e a páprica dá um tom avermelhado! Saboroso demais!

A refeição fica completa com a escarola refogada.
A verdura amarguinha combina com o agridoce do frango e a consistência do iogurte

RECEITA: ESCAROLA REFOGADA COM AMENDOIM PICANTE

Nesta versão a escarola é cortada em pedaços maiores e refogada em etapas, para ficar mais tostadinha e com menos água. O toque final de combinações de sabor e textura fica por conta do amendoim - temperado com pimenta-de-caiena fica levemente picante para complementar o sabor amarguinho da escarola.

Sobras planejadas!
O iogurte cremoso pode ser aproveitado em diferentes tipos de receitas. Aliás, é sempre legal ter um pouco na geladeira. Pode ser armazenado em um pote com fechamento hermético por até 5 dias. Hoje eu drenei um pouco a mais. São as sobras planejadas que viram uma deliciosa sobremesa.

Sobrou pro chef!
Nesta preparação as sobras do iogurte vão virar sobremesa nas mãos da chef Amanda Lopes, da Douce Caprice Patisserie. Ela criou um doce delicioso: uma torta crumble de pêssego e amora com iogurte. É sobremesa de chef feita a partir de sobras planejadas.
Ação: tem iogurte grego caseiro no prato

RECEITA: TORTA-CRUMBLE DE iogurte com pêssego e amora

Vai testar essa combinação de sabores? Posta nas redes sociais e me marca.

***
O Cozinha Prática vai ao ar diariamente às 20h45 no GNT.