Jantar pros amigos estrangeiros da Camila Coutinho

Jantar pros amigos estrangeiros da Camila Coutinho
Compartilhe

Por Rita Lobo - 07 de novembro de 2022


A influencer Camila Coutinho viaja muito à trabalho, e acaba fazendo amigos em vários países do mundo, por onde passa. Agora chegou a hora de retribuir a hospitalidade. Os amigos estrangeiros estarão por aqui e a Camila quer oferecer um jantar delicioso, com comida brasileira, mas não sabe nem por onde começar…
Criei um cardápio pra Camila Coutinho receber os amigos sem medo de errar o tempero

Camila me pediu um help pra receber os amigos com um cardápio incrível e uma apresentação linda. E eu não deixei ela na mão, né? Pensei em pratos bem brasileiros, com preparos fáceis, mas cheios de estilo, pra até quem não tem muita prática na cozinha arrasar.

CARDÁPIO

caipirinha de mexerica e coentro

castanha-de-caju apimentada

moqueca rápida de peixe

farofa de banana-da-terra

Macaron de romeu e julieta

Jantar lindo, com glamour bem brasileiro pros amigos da camila coutinho

PLANO DE ATAQUE
- A receita da moqueca é cheia de truques pra deixar o preparo ainda mais rápido.
- Algumas etapas do preparo do prato principal podem ser adiantados, ou pode ser finalizado na frente dos convidados que entram em contato com os ingredientes locais. Um evento!
- Castanhas picantes e caipirinha de mexerica com coentro são servidas enquanto a moqueca é finalizada.
Moqueca rápida de peixe é supersaborosa

RECEITA: MOQUECA RÁPIDA DE PEIXE

Essa receita é incrível! Os legumes são cortados em pedaços menores e o peixe em tranches, tudo pra diminuir o tempo na panela. Os ingredientes superbrasileiros vão junto na panela: leite de coco, azeite de dendê, pimenta-de-cheiro… Vai tudo junto na mesma panela. É o puro caldo do Brasil pra impressionar qualquer um.
Farofa de banana-da-terra superbrasileira é o acompanhamento perfeito pra moqueca.


RECEITA: FAROFA DE BANANA-DA-TERRA

Vai dizer que esse não é o acompanhamento perfeito pra moqueca bem brasileira? Os pedaços doces e macios de banana fazem um contraste delicioso com a farinha de milho flocada. Bom demais!
Esta castanha-de-caju é a entrada perfeita!

RECEITA: CASTANHA-DE-CAJU APIMENTADA


Castanha-de-caju crocante e agridoce sem precisar ir ao forno: é na frigideira que tudo acontece! O truque é misturar bem as castanhas com azeite e água para o tempero ficar grudadinho. Sabe o que vai bem com essa entrada? A caipirinha!
Caipirinha de mexerica com coentro: combinação surpreendente!

RECEITA: CAIPIRINHA DE MEXeRICA COM COENTRO


Mas não é qualquer caipirinha, aqui a mexerica (ou bergamota, ou tangerina, fique à vontade pra chamar como quiser) se junta ao coentro. A combinação de sabores é surpreendente e a bebida faz sucesso até com quem não superfã do sabor do coentro, como era o caso da Camila! Mas depois desse drinque, ela já mudou de time.


ESPECIALIDADE
Receber os amigos em casa é também uma boa oportunidade para experimentar especialidades de diferentes chefs.

E a sobremesa pra esse jantar é fruto de um intercâmbio cultural: o macaron, clássico docinho francês, que ganha uma combinação de sabores bem brasileira: queijo com goiabada.
Macaron Romeu e Julieta ou seja da May Macarons


RECEITA: MACARONS DE ROMEU E JULIETA DA MAY MACARONS

A chef confeiteira Mayra Toledo, da May Macarons, que combina a técnica francesa com ingredientes brasileiros ensinou o passo a passo do doce que leva farinha de castanha-de-caju no lugar de farinha de amêndoas.


TRUQUES PRA ANFITRIÃ
A panela de barro, que é uma peça tradicional do artesanato brasileiro, é normalmente usada pra moqueca porque retém melhor o calor, e também faz bonito na apresentação e impressiona os convidados estrangeiros.
moqueca servida em panela de barro faz sucesso com os convidados

As bebidas são preparadas na hora. Enquanto os convidados bebericam, se servem do aperitivo de castanhas picantes, e acompanham a finalização da moqueca.
Castanhas picantes e caipirinha de mexerica com coentro

Todo mundo fica feliz e à vontade!

Já sabe, né? Se for fazer as receitas, fotografa, posta e me marca nas redes sociais!

***

O Cozinha Prática vai ao ar diariamente às 20h45 no GNT.