Os desafios do jantar de dia de semana

Os desafios do jantar de dia de semana
Compartilhe

Por Rita Lobo - 02 de março de 2022


No fim de um dia de trabalho, sempre dá aquela preguiiiiça de preparar o jantar… Para muita gente, esse é o momento de chamar o delivery — o que pode não ser um problema, mas é um gasto que vai se somando. É na hora em que o macarrão instantâneo começa a parecer como opção que o alarme interno deveria tocar. Se você já está sucumbindo ao misto quente pela terceira noite seguida... Ai, ai, ai! Não deixe de ler esse post.


Ter que resolver uma refeição do zero, depois de um dia cansativo de trabalho, é muito difícil!


Existem muitas maneiras de facilitar a sua vida nesse momento crucial, e vou listar algumas ideias mais para frente neste post. Mas para resolver já, hoje mesmo, agora!, montamos um especial com 105 receitas muito rápidas.


105 receitas para resolver o jantar em 30 minutos


Sério, são receitas que você não vai acreditar. Tem macarrão que cozinha com o molho, uma seção inteira de salada de grãos — é só misturar e comer! —, receitas de micro-ondas, receitas de AirFryer, refeições completas preparadas em uma panela ou frigideira só.


Clique aqui para conhecer a linha electrolux por Rita Lobo, que inclui airfryers e outras panelas elétricas


Todas as receitas levam até 30 minutos para ficar prontas. E como são 105 opções, deve ter alguma que você consiga preparar com o que tem em casa, para o jantar de hoje.


Nos próximos dias, vai ficar ainda mais fácil: você pode escolher quais receitas quer provar e já comprar os ingredientes. O jantar de amanhã vai ser um passeio: o prato já vai estar escolhido e os ingredientes na geladeira! (Assim, sem perceber, você já deu uma planejada. Essa é a chave para facilitar a vida na cozinha.)


Aliás, vou logo jogando a real: receitas rápidas não necessariamente são sinônimo de praticidade. Se você tem um quibe caseiro (seja ele de carne ou de abóbora) prontinho no congelador, o jantar vai ser bem mais prático, percebe?

Tudo depende do momento

O filé de frango grelhado fica pronto em 8 minutos, mas você não pode desgrudar da frigideira. A sobrecoxa assada leva mais tempo para ficar pronta, mas você fica livre pra fazer outras coisas. A mesma lógica vale para cozidos. O trabalho é cortar e refogar os ingredientes. Depois disso, é dar uma espiada na panela de vez em quando.


Por isso, é legal abrir a cabeça para outras estratégias. Elas podem parecer trabalhosas num primeiro momento, mas quando você entende em que momento cada uma funciona, elas viram recursos valiosos para resolver a alimentação do dia a dia. E você vai percebendo o que se encaixa na sua rotina. Aos poucos, tudo vai ficando mais automático e fácil. Aqui vou dar três ideias.


Cozinhe a mais no almoço

Sobras planejadas são um grande adianto na cozinha. O arroz a mais vira jantar – e sem cara de repeteco! Arroz frito, bolinho de arroz salteado, arroz de forno, as possibilidades são muitas… A sobra de feijão se transforma em sopa. O espaguete rende uma fritata surpreendente. O frango é um curingão: vai pra salada, pro sanduíche, pro arroz frito. Os legumes podem rechear a omelete ou incrementar o risoto. E nada disso precisa ser uma cozinhança sem fim. É só ligar o radar para os atalhos mais fáceis. Vai cozinhar arroz, prepare um pouco a mais. Vai ligar o forno, já manda uns legumes de carona para lá.


Dê uma chance aos preparos longos

As receitas que levam mais tempo para ficar prontas nem sempre requerem sua presença constante. Uma vez que os ingredientes estão na panela, você pode ir fazer outras coisas e só dar uma espiada de vez em quando. O mesmo vale para preparos longos no forno. É só colocar um timer no celular para não esquecer (ou para virar os pedaços na metade do tempo) e ir curtir um seriado. Sabe aquele momento em que você encerrou o expediente e fica na dúvida se resolve o jantar ou vê uma série? Então, esses preparos são ótimos para você fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Você agiliza o jantar, manda pro forno e vai ver uma série. Um episódio depois, o jantar está pronto.


Abasteça o congelador

Um congelador com porções de bolonhesa, carne de panela desfiada, pernil com molho é o melhor amigo do jantar nos dias de preguiça. É abrir o congelador, aquecer o preparo e escolher se vai de polenta instantânea, macarrão ou pão. Falando em pão, essa é outra super dica: congelar o pão fatiado.

Aqui você encontra uma seleção de receitas que congelam bem

Por fim, não esqueça que a sua despensa pode ser a melhor amiga do jantar de dia de semana. É só garantir que ela esteja abastecida com ingredientes que são atalhos culinários, seja porque sozinhos já se transformam em uma refeição, seja porque dão aquela força no sabor de preparações mais básicas. Para tê-los sempre à mão, conte com uma listinha esperta, que a gente preparou por aqui.

NÃO SAIA DE CASA SEM ELA: LISTA SALVA-DESPENSA

E, já sabe, quando for postar uma foto do seu jantar nas redes sociais, não esquece de marcar o @panelinha_ritalobo. E se usar a hashtag #tafelizritalobo, eu fico feliz, mesmo! ;)