Jantar elegante pra Luciana Mello

Jantar elegante pra Luciana Mello
Compartilhe

Por Rita Lobo - 15 de novembro de 2022


A cantora Luciana Mello, dona de uma voz maravilhosa, me pediu um help pra preparar um jantar no capricho: com entrada, prato principal e sobremesa. Ela vai receber um casal de amigos e quer dar um show na apresentação, mas precisa ser algo simples, porque não costuma cozinhar, e rápido, que se encaixe na rotina dela.
eu e a cantora luciana mello nos divertimos na cozinha!

O desafio foi lançado! Pensei em um cardápio muito saboroso e que traz toda a elegância para a ocasião e com receitas que são tranquilas de preparar mesmo pra quem não é íntimo da cozinha.

CARDÁPIO

PASTA DE ABÓBORA

Tabule de ervas com laranja

Couve-flor assada com molho de tahine

PALETA DE CORDEIRO ASSADA COM MOLHO DE DAMASCO

Bolo de sorvete com calda de frutas vermelhas

cardápio perfeito pra um jantar chic


PLANO DE ATAQUE
- Receitas pensadas pra quem não está habituado a cozinhar, mas quer receber os amigos em grande estilo.
- Apesar de serem simples, os pratos são deliciosos e vão fazer os convidados pedirem bis!
- O jantar é segmentado em três etapas o que dá um charme a mais no encontro.
- São pratos elegantérrimos. O resultado é surpreendente.
A paleta de cordeiro assada fica macia, suculenta e muito saborosa

RECEITA: PALETA DE CORDEIRO ASSADA


Pensa em uma carne, suculenta e macia. A paleta desmancha do osso por causa do longo tempo no forno baixo. O truque para checar o ponto é espetar a carne com um garfo. Se conseguir ver se a ponta do osso está aparente, pode apostar que ela está bem macia! O molho de damasco é o complemento perfeito, com a mistura da geleia e vinho branco.
Tabule é uma salada super fácil de preparar, mas cheia de segredinhos.


RECEITA: TABULE DE ERVAS COM LARANJA

Um clássico da gastronomia árabe, o tabule é uma saladinha cheia de frescor. Além das ervas frescas, esta versão ganha ainda novos perfumes: o cítrico das raspas de laranja e o ácido do sumac, especiaria que lembra uma mistura da páprica com o limão. Você nem imagina que delícia!

Couve-flor assada com molho de Tahine: combinação de sabores que dá certo!


RECEITA: COUVE-FLOR ASSADA COM MOLHO DE TAHINE

Tahine e couve-flor é uma dupla que sempre combina! Cortada em floretes e assada, a couve-flor fica douradinha. Já o molho amarguinho, é preparado com tahine, alho e limão. Um superacompanhamento pra esse jantar especial com sabores do oriente médio.
bolo de sorvete com calda de frutas vermelhas, que sobremesa incrível

RECEITA: Bolo de sorvete com calda de frutas vermelhas

O azedinho das frutas vermelhas fica excelente nessa doçura! É uma sobremesa muito saborosa e equilibrada. Na montagem, para deixar ainda mais charmoso, corte algumas frutas e acrescente na decoração.


ESPECIALIDADE
Pra completar o passeio pelo oriente: o antepasto é a especialidade do dia que vem de fora.
PASTA DE ABÓBORA COM TAHINE E ESPECIARIAS DA ARIANA LENTI, DO DASTURCA


A pasta de abóbora com tahine, masala doce e melaço de tâmaras tem uma combinação de sabores memorável, e vem pronto do Dasturca. Ela pode ser servida como antepasto, com o pão árabe, ou como acompanhamento do prato principal.

A receita é da Ariana Lenti, chef do Dasturca, que mandou pra gente provar aqui no Estúdio. Quer fazer em casa? Aproveita que a Ariana deixou o passo a passo!


RECEITA: PASTA DE ABÓBORA


TRUQUES PRA ANFITRIÃ
Você sabe, né? O charme está também nos detalhes da apresentação. Por isso, eu dei dicas pra Paula Mello caprichar na hora de servir os pratos. A escolha das louças e uma mesa bem posta são superimportantes. As velas ajudam a dar um clima especial.
pasta de abóbora servida com pãezinhos em uma apresentação charmosa

O antepasto servido em porções pequenas, com pão fatiado em triângulo, fica à disposição dos convidados enquanto os outros pratos são finalizados.

Por aqui, não existe isso de falar que não tem ‘dom’ para cozinhar. Cozinha, como as outras áreas da vida, precisa de treino! E quanto mais a gente cozinha, mais divertido fica e mais prazeroso é receber os amigos com um cardápio cheio de afeto.


Eu amei este encontro e tenho certeza que os convidados da Luciana Mello também vão gostar. Vai fazer na sua casa? Lembre de tirar uma foto, postar e me marcar!! Quero ver!


***

O Cozinha Prática vai ao ar diariamente às 20h45 no GNT.