Marmita de chef: torta de liquidificador e salada de agrião da Maristella Sodré

Marmita de chef:  torta de liquidificador e salada de agrião da Maristella Sodré
Compartilhe

Por Rita Lobo - 21 de setembro de 2022


Maristella Sodré é professora e chef de cozinha. Ela tem um buffet sustentável e participa de diversas iniciativas pelo aproveitamento total dos alimentos.
Maristella Sodré sabe tudo de gastronomia sustentável e arrasou no desafio Marmita de Chef!

A partir das sobras do frango, creme de milho e do quiabo - uma refeição preparada por mim - ela criou um prato delicioso que vai muito bem como marmita: uma torta de liquidificador de frango com creme de milho, que é acompanhada por salada de agrião

Uma marmita deliciosa com cara de prato de chef!

Marmita de chef: TORTA DE LIQUIDIFICADOR DE FRANGO COM CREME DE MILHO E SALADA DE AGRIÃO

Por Maristella Sodré

Rende 1 porção

1 xícara (chá) de sobra do creme de milho

½ filé de frango ao poivre (com 1 colher [sopa] do molho)

8 metades de quiabo grelhado

½ cebola

6 ramos de agrião

1 ovo

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

azeite a gosto

1 ramo de salsinha

1 ramo de alecrim

¼ de colher (chá) de páprica doce

¼ de colher (chá) de cúrcuma

sal a gosto

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  2. Desfie o filé de frango e reserve. Descasque e pique fino a cebola e 1 dente de alho. Pique grosseiramente os quiabos grelhados. Lave e seque o agrião; pique fino os talos e reserve as folhas para a salada. Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha.
  3. Leve uma panela média ao fogo médio. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola, os talos de agrião e o alecrim debulhado e tempere com a páprica e com uma pitada de sal. Refogue por 2 minutos, até murchar. Junte o alho, o frango desfiado e misture bem para incorporar os sabores do refogado. Regue com o molho do frango e desligue o fogo. Por último, acrescente o quiabo picado e reserve (esse é o recheio da torta).
  4. No liquidificador, coloque o creme de milho, adicione o outro dente de alho descascado e tempere com a cúrcuma. Numa tigela pequena, quebre o ovo e junte ao liquidificador. Bata bem até que a mistura fique lisa.
  5. Unte com azeite a base de uma marmita de vidro retangular de 11 cm X 16 cm. Coloque metade do creme de milho batido de modo que cubra todo o fundo da marmita. Distribua o recheio de frango e complete com o restante do creme. Polvilhe o parmesão e a salsinha picada e leve a torta ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até dourar. Sirva a seguir com a salada de agrião.

PARA A SALADA

as folhas do agrião reservadas

1 dente de alho

1 ramo de tomilho

raspas de 1 limão

caldo de ½ limão

2 colheres (sopa) de azeite

sal a gosto

Descasque e pique fino o alho. Transfira para uma tigela, junte o tomilho debulhado, as raspas e o caldo de limão e o azeite. Tempere com sal e misture bem. Regue as folhas de agrião com o molho e misture delicadamente.