Especial Natal, aperte o play!

Especial Natal, aperte o play!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 19 de dezembro de 2020


Este ano não vai ter tender nem peru, minha gente! Pelo menos não no episódio do Especial de Natal 2020 que já está no ar no canal Panelinha no Youtube e também no canal Camil. Inspirada na minha avó, resolvi propor para você uma ceia inovadora. Nenhuma receita é tradicional, as porções são menorzinhas e os ingredientes são mais acessíveis. O ponto de partida foram os alimentos bíblicos, como nozes e frutas secas, e assim cheguei a um cardápio lindo, recheado de sabores do Oriente Médio, formado por preparações que se completam.

- Arroz vermelho com figo seco, amêndoas e especiarias, que ainda pode ser servido com cebola frita. E o melhor: esse arroz fica ainda mais gostoso servido em temperatura ambiente! Não precisa preparar no dia. Ponto para ele!

- Salada de pepino com uva, molho de iogurte e hortelã, decorada com sementes de romã — que dão esse toque natalino! É refrescante e combina às mil maravilhas com o arroz.

- Muhammara, a deliciosa pasta de pimentão e nozes, que enfeita a mesa com uma cor vibrante. E traz uma cremosidade aveludada para o prato.

- Costelinha de porco assada com geleia de damasco e cebola, para quem não abre mão de uma assado. Molho de damasco, mais adocicado, acompanha!

Notou como os sabores e texturas se complementam? Ah, um ponto importante para os vegetarianos: basta não servir a costelinha! A ceia é pensada para 4 pessoas — e vai sobrar um pouquinho para o dia seguinte! É tão bom...

No episódio, mostro o passo a passo do arroz e ensino a finalizar e apresentar as outras receitas do cardápio. Aliás, a costelinha já cortada em ripas evita lambança na mesa e fica linda numa travessa grande! E o arroz no prato de bolo? Fica superfestivo!

No vídeo, mostro várias dicas que você pode usar no seu Natal. A ideia é adiantar o que dá para não ficar aquela correria na véspera. Que tal aproveitar este fim de semana, quando o especial vai ao ar? E enquanto sábado não chega, clique no nosso especial de Natal com dicas de presentes, ceias e receitas.