Apenas espetacular: nhoque de batata-doce e molho de gorgonzola

Apenas espetacular: nhoque de batata-doce e molho de gorgonzola
Compartilhe

Por Rita Lobo - 22 de agosto de 2022


A batata-doce é aquele ingrediente pau pra toda obra: pode ser frita, assada, cozida, vira pão, purê, e até nhoque! Você já provou nhoque de batata-doce? Não é bom, é espetacular!


Hoje mostro uma versão desta receita em que o nhoque fica douradinho, é servido com espinafre, ganha molho de gorgonzola e, pra finalizar, tem chuva de nozes picadas.

Batata-doce no lugar da inglesa inova a receita de nhoque


O espinafre que acompanha o nhoque é pá-pum! Aliás, o segredo para ficar bem verdinho é o tempo na panela: ele não pode cozinhar demais! Dois minutos são suficientes. Mais que isso, pode ficar amargo — e escuro.

RECEITA: nhoque de batata-doce com espinafre e molho de gorgonzola


Desperdício zero!

Logo no primeiro passo do preparo do nhoque quero destacar uma outra receita: as cascas da batata podem virar um petisco delicioso. É só colocar para assar no forno com sal e pimenta!

RECEITA: chips de batata-doce

Vivi Wakuda encarou o desafio do quadro Sobrou pro Chef!

Sobras planejadas

Além de cozinhar batata-doce pro nhoque, ainda preparei uma porção extra, a chamada sobra planejada. Em outra refeição, essas sobras são um adianto na cozinha! Pode virar purê, parte de uma sopa, uma torta madalena…


Mas a maravilhosa chef confeiteira Vivi Wakuda transformou numa sobremesa surpreendente. Ela criou uma versão de Mont Blanc, um doce tradicional europeu! O doce ganhou leveza e até um toque tropical da manga palmer.

RECEITA: MONT BLANC DE BATATA-DOCE DA VIVI WAKUDA
A porção extra de batata doce se transformou em um delicioso doce, criado pela chef Vivi Wakuda.


***
O Cozinha Prática vai ao ar diariamente às 20h45 no GNT.