Pasta de berinjela com tomate do L’Épicerie

Pasta de berinjela com tomate do L’Épicerie
Compartilhe

Por Rita Lobo - 24 de outubro de 2022


Nem tudo precisa ser preparado por nós quando recebemos os amigos em casa para uma ocasião especial. Comprar alguns dos itens do cardápio pode ser uma boa ideia para experimentar novos sabores e ainda dividir o tempo entre tantos afazeres.

Como o jantar da Mônica Martelli para o namorado e os amigos precisa ser um arraso, eu pedi pra turma do L’epicerie, um buffet chiquérrimo aqui em São Paulo, ensinar pra gente uma entrada que fosse sucesso nas festas.

patê mediterrâneo de berinjelas com tomates do L’Épicerie


CONHEÇA O L’ÉPICERIE

E os chefs Joyce Dabbah e Willian Figueiredo ensinaram o passo a passo do patê mediterrâneo de berinjelas com tomates que é bom demais.

Veja aqui o cardápio que eu preparei pra Mônica Martelli surpreender o namorado e um casal de amigos.

Pasta mediterrânea de berinjela com tomate do L’Épicerie

Rende 10 porções


PARA A PASTA DE BERINJELA
4 berinjelas

500 g de tomate pelado (com o líquido)

50 ml de azeite

3 dentes de alho picados fino

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de pimenta calabresa

sal a gosto

endro picado a gosto

  1. Comece o preparo pelo molho: leve uma panela média ao fogo médio. Regue com o azeite, adicione o alho e mexa até começar a dourar. Junte o tomate pelado, a pimenta calabresa, o açúcar mascavo e tempere com sal. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando, até formar um molho mais espesso. Enquanto isso, prepare as berinjelas.
  2. Lave e seque bem as berinjelas. Acenda uma boca do fogão, segure uma berinjela com a pinça e aproxime da chama. Conforme a casca for queimando, vire a berinjela para tostar toda a superfície por igual — isso leva cerca de 10 minutos. Se preferir, você pode acender mais chamas de fogão para queimar mais que uma berinjela ao mesmo tempo.
  3. Deixe as berinjelas amornarem e, com cuidado, passe cada uma sob água corrente para tirar a casca. Descarte o cabinho e pique bem a polpa com a faca. Reserve.
  4. Assim que o molho estiver pronto, misture com a berinjela picada, prove e ajuste o sal. Leve à geladeira para esfriar completamente antes de servir — esta pasta deve ser servida bem gelada.

Para a montagem: numa travessa, coloque a pasta de berinjela com tomate; regue com um pouco do molho de tahine, cubra com o azeite temperado e polvilhe com endro. Coloque as miniberinjelas no centro da pasta, arrumando uma sobre a outra. Sirva a seguir.

PARA O AZEITE TEMPERADO

⅔ de xícara (chá) de azeite

½ xícara (chá) de alho laminado

1 xícara (chá) de pinoli

¼ de xícara (chá) de coentro em grão

¼ de xícara (chá) de cominho em grão

1½ colher (sopa) de pimenta calabresa

  1. Leve uma frigideira média com o azeite ao fogo médio. Adicione o alho e mexa até começar a dourar. Acrescente o pinoli e mexa por mais alguns minutos para perfumar (se preferir, utilize amêndoas ou avelãs).
  2. Junte o coentro, o cominho e a pimenta calabresa. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que o alho e o pinoli fiquem bem dourados e as especiarias tostadas. Reserve numa tigela.

PARA O MOLHO DE TAHINE

½ xícara (chá) de tahine

1 colher (sopa) de mel

raspas e caldo de 1 limão-siciliano

¼ de xícara (chá) de água

1 pitada de sal

Numa tigela, misture o tahine com o mel, as raspas e o caldo de limão. Vá adicionando a água aos poucos, para que o molho fique mais fluido. Tempere com sal e reserve.

PARA AS MINIBERINJELAS ASSADAS
20 miniberinjelas

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de páprica

1 colher (sopa) de zátar

2 colheres (sopa) de mel

sal a gosto

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  2. Lave, seque e corte as miniberinjelas ao meio no sentido do comprimento.
  3. Numa tigela, misture bem o azeite com as especiarias, o sal e o mel.
  4. Distribua as berinjelas numa assadeira, com o lado cortado para cima, e tempere com o molho de mel e especiarias. Leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos, ou até dourar.