O sucesso de Receitas com Memórias

O sucesso de Receitas com Memórias
Compartilhe

Por Rita Lobo - 23 de agosto de 2017


Entre em qualquer rede social: em questão de segundos você vai ser bombardeado com nutricionismo (nutrição + terrorismo). Não pode comer glúten... Evite os carboidratos! É como se o ser humano tivesse que ser formado em nutrição para conseguir se alimentar de forma correta. E pior: transformaram comida em inimigo.

Comida vai muito além dos nutrientes, ela alimenta as relações, nos identifica como povo, conta a nossa história, mostra por onde passamos. Comida, claro, é fonte de nutrientes, mas também é fonte de prazer!

Queria falar sobre isso, mas não de forma racional, direta. Esse era o meu desafio quando comecei a pensar na temporada que iria ao ar em agosto de 2017. A solução que encontrei para dar significado às receitas foi acessar a memória. Quando falo do meu avô, você se lembra do seu, não é? Achei que essa seria uma boa maneira de trazer as pessoas para perto do fogão com mais prazer. Quem vai ficar pensando em substituir a farinha de trigo por farinha de arroz para deixar o pão sem glúten num episódio com tanta emoção quanto no que fiz em homenagem ao meu avô?

Era uma aposta. Mas parece que deu certo. Os comentários nas redes sociais têm sido lindos. Emocionantes. E um montão de gente já fez e postou o pão!

Hoje, além do sucesso de público, a temporada ganhou outro 10 da crítica de televisão mais importante do país.

Queria ver a conversa nas redes sociais deixar de ser sobre dietas da moda, alimentos proibidos e polêmicas vazias

Que saboroso ver que, em vez de dieta da moda, tem um monte de gente falando sobre as lembranças dos sabores da infância, da relação amorosa com os avós, com os pais. Que delícia ler sobre as mil maneiras de saborear a gemada em vez de ver a patrulha da salmonela apavorando quem curte comer gema crua.


Na tevê, ainda estamos no terceiro de treze episódios. Mas muita gente já assistiu a temporada completa pelo NOW ou pelo GNT Play, como se fosse série. E os comentários foram lindos! Se você quiser deixar o seu depoimento, ou dividir as suas memórias, use a hashtag #ReceitaComMemória. Vale emoji, textinho, textão, fotos das receitas... Assim a gente vai devolvendo a comida para o lugar certo e, como consequência, a alimentação fica saudável de verdade, cheia de história, e com muito prazer.

O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: quinta (10h30 e 23h30), sexta (17h30), sábado (12h e 20h30) e domingo (16h30).