Sobrou pro chef: baião de dois com moqueca sirizada da Manuelle Ferraz

Sobrou pro chef: baião de dois com moqueca sirizada da Manuelle Ferraz
Compartilhe

Por Rita Lobo - 30 de agosto de 2022


Manuelle Ferraz é a responsável pela cozinha do restaurante A Baianeira, que já foi eleito um Bib Gourmand pelo Guia Michelin Brasil. Ela nasceu em Almenara, uma cidade na divisa de Minas Gerais com a Bahia, e é daí que vem o termo que cunhou: baianeira = baiana + mineira.

Manuelle Ferraz criou um baião de dois com siri, a partir das sobras do feijão-fradinho

Por aqui ela transformou as sobras planejadas de feijão-fradinho em um prato inspirado numa preparação do próprio restaurante: um baião de dois com moqueca sirizada. Deu água na boca, né? Então olha só a receita.

Baião de dois com moqueca sirizada

Por Manuelle Ferraz

Rende 2 porções

PARA O BAIÃO DE DOIS

1¼ de xícara (chá) arroz branco cozido

2 xícaras (chá) de feijão-fradinho cozido

¼ de pimentão amarelo

1 tomate

½ cebola-roxa pequena

1 dente de alho

3 ramos de salsinha

2 talos de cebolinha

2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

  1. Descasque e pique fino a cebola-roxa e o alho. Lave e seque o tomate e o pimentão. Corte o tomate e o pimentão em quadrados de 0,5 cm. Lave, seque e pique fino as folhas de salsinha; fatie fino os talos de cebolinha.
  2. Leve ao fogo médio uma frigideira grande. Quando aquecer, regue a manteiga de garrafa, junte a cebola e refogue por 2 minutos, até a cebola começar a murchar. Adicione o alho e mexa por 1 minuto até perfumar.
  3. Junte o feijão-fradinho e refogue por 2 minutos para o feijão incorporar os sabores do refogado. Acrescente o tomate, o pimentão e o arroz e mexa delicadamente por mais 2 minutos. Prove e acerte o sal e a pimenta. Adicione a salsinha e a cebolinha picadas, misture delicadamente e desligue o fogo.

PARA A MOQUECA SIRIZADA

1 xícara (chá) de carne de siri (cerca de 160g)

¼ de pimentão amarelo

1 cebola

1 tomate

1 dente de alho

5 ramos de coentro

caldo de ½ limão cravo (cerca de 1 colher (sopa))

1 xícara (chá) de leite de coco

1 colher (chá) de azeite de dendê

2 colheres (sopa) de azeite

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

folhas de coentro a gosto para servir

  1. Numa tigela, tempere o siri com 1 colher (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.
  2. Lave e seque o pimentão, o tomate e o coentro. Corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e fatie fino em 0,5 cm no sentido da largura. Corte os tomates em rodelas finas de 0,5 cm. Descasque e corte a cebola em rodelas de 0,5 cm. Descasque e pique fino os dentes de alho. Lave e seque as folhas de coentro.
  3. Leve uma panela de barro média (se não tiver uma panela de barro, use uma panela média de outro material) ao fogo alto para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione metade do pimentão cortado, a cebola e o alho. Mexa de vez em quando, por cerca de 2 minutos, até os legumes começarem a ficar macios.
  4. Acrescente o siri e misture bem. Junte o restante do pimentão, o tomate e as folhas de coentro e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, até os legumes começarem a ficar macios.
  5. Junte o leite de coco, o caldo de limão e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até que os legumes estejam macios. A carne de siri vai absorver os sabores e formar um caldo saboroso.
  6. Retire a tampa e regue o azeite de dendê. Deixe cozinhar por cerca de mais 2 minutos, mexendo de vez em quando, até que a moqueca absorva os sabores e fique com a cor avermelhada do dendê. Finalize com as folhas de coentro e sirva a seguir com o baião de dois.