Como escolher: limão, laranja, mexerica, maracujá e abacaxi

Como escolher: limão, laranja, mexerica, maracujá e abacaxi
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 03 de novembro de 2016


Fruta é tudo igual? Nada! Cada uma tem um jeito de comunicar que está no ponto. Mas sabe aquela história da laranja podre? É verdade. Se uma estiver mofada, estraga a fruteira inteira mesmo. Por isso, vale dar sempre uma olhadinha na situação das suas frutas em casa.

Na hora de escolher, é o seguinte: as frutas cítricas têm que ter a consistência igual em todos os lados. Se tiver um pedaço mais mole, é sinal de que foi batida ou está estragada. Vamos mais a fundo.

Limão e laranja
Limões e laranjas com casca lisa, macia e brilhante têm mais caldo. E quanto mais pesadas e firmes as laranjas, mais sinal de suco dentro. E mais fácil vai ser conseguir a xícara de caldo que você precisa para preparar este bolo de laranja incrível.

Se comprar limão siciliano, experimente preparar um azeite aromatizado com alecrim ou um talharim super simples, fresco e delicioso.

Mexerica
As mexericas pequenas, como a murcote e a carioca, devem ter casca fina, lisa e cor alaranjada intensa. Para as do tipo ponkan, que têm a casca mais rugosa, prefira as firmes e com a casca mais solta. E aproveite as folhas, com perfume marcante, para preparar uma caipirinha de maracujá com gengibre.

Maracujá
Para comprar maracujá, prefira os menores e mais pesados. Dê uma agitada para ver se a polpa está solta. Se estiver, a fruta está no ponto. O mais comum na feira é o azedo, que é redondo e tem a casca grossa e amarela. A casca enrugada é sinal de que ele está bem maduro, perfeito para uma farofa com castanha-de-caju. Já o maracujá doce (aquele que lembra um mamão papaia pequeno) tem a casca mais lisa e mais clara. Não deve ter manchas escuras nem rachaduras.

Abacaxi
Tem gente que não sabe nem como pegar um abacaxi, muito menos como escolher... Mas não precisa ter medo dele, não. Na hora de comprar, confie no seu nariz. O aroma bem doce é o principal sinal de que ele está maduro. Pressione a casca de leve para ver se está muito firme (se estiver dura demais, o abacaxi está verde).

E aquela história de que retirar uma pétala da coroa com facilidade indica que a fruta está madura? É verdade, mas não é uma ciência exata. Porque às vezes o abacaxi está maduro, mas tem uma coroa fechada e, portanto, mais difícil de arrancar. Abacaxi é o rei do agridoce, né? Já provou a salada de frango com repolho? Ótima para levar para o trabalho.

Não, a gente não se esqueceu da melancia e do melão. Tem post para eles dois amanhã!

Fotos: Editora Panelinha por Ricardo Toscani