Pra variar: arroz com lentilha, com grão-de-bico, com ervilha...

Pra variar: arroz com lentilha, com grão-de-bico, com ervilha...
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 19 de janeiro de 2017


Pode comer arroz e feijão todos os dias? Pode. E deve. A dupla base da mesa brasileira é uma combinação arrasadora do ponto de vista da alimentação saudável de verdade. Juntos, o arroz e o feijão dão conta de muitas demandas do nosso corpo por nutrientes. E eles simbolizam, também, o chamado padrão alimentar brasileiro.

O padrão alimentar é aquele repertório tradicional, clássico, de um país. Em regiões que cultivam e celebram o padrão alimentar, o índice de obesidade tende a ser mais baixo (ex. Japão, Israel, Itália). Em países que viraram as costas para essa tradição e abraçaram a comida ultraprocessada, acontece o contrário: os índices de obesidade são mais altos (ex. Estados Unidos, Inglaterra e Austrália).

Por isso, no dia a dia, pode se fiar do clássico prato de arroz branco soltinho e feijão caseiro bem caldoso , temperado ao gosto da casa. Mas alimentação saudável de verdade também é prazer – às vezes dá mesmo vontade de variar. Aí pode combinar o arroz com outros grãos.

A lentilha, por exemplo, pode ser preparada com caldo, do mesmo jeito que o feijão, ou numa versão mais sequinha, com tudo junto e misturado.

Já o grão-de-bico pode combinar com o arroz numa mistura bem exótica de sabores: com amêndoa e curry .

E ainda tem uma versão a jato, que transforma o arroz branco de ontem com um pouco de ervilhas congeladas (as mesmas que também viram purê!).

E volta amanhã pra ver o que a gente fez com os chips de batata.