Aproveite tudo: folha de alho-poró

Aproveite tudo: folha de alho-poró
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 21 de novembro de 2016


Trocar imitação de comida por comida de verdade muda tudo: seus hábitos alimentares, sua saúde, sua economia doméstica e até sua produção de lixo. É que, para durarem meses e meses nos supermercados, os ultraprocessados precisam de muita embalagem: plástico, papel, alumínio, entre outros materiais que depois precisam ser descartados.

Mas se você está comprando mais na feira e, portanto, os alimentos in natura são maioria aí na sua casa, seu lixo tem mais cascas, sementes e talos. Você sabe que pode, ou como pode aproveitar esses ingredientes? Esses itens, que normalmente são descartados, rendem pratos deliciosos, nutritivos e saudáveis.

Tome por exemplo as folhas do alho-poró. Tem supermercado que já vende o alho-poró sem as folhas: é uma pena porque elas adicionam uma camada a mais de sabor a caldos, sopas e ensopados. Dá até pra colocar no feijão. As folhas são duras e fibrosas, mas cheias de sabor. Por isso costumam ser usadas no bouquet garni (aquele amarradinho de ervas que perfumam molhos, caldos e outras preparações). Elas emprestam seu perfume ao preparo, mas depois disso saem de cena (quando usadas inteiras, devem ser descartadas depois do cozimento).

Na hora de comprar, o talo central (a parte branca) deve ser firme e de preferência de tamanho uniforme. E aí é só escolher o corte, o método de cozimento e combinar os sabores, usando a técnica na Rita para criar receitas, que inspiraram o livro e a série "O Que Tem na Geladeira?".

Cortado em toletes e cozido depois de uma leve dourada, o alho-poró vira salada morna com nozes picadas e molho (caseiro, claro) de mostarda de Dijon e vinagre.

Em fatias finas, ele vai pra quiche, superperfumada com alecrim.

E, se você quiser usar o talo e as folhas na mesma receita, vá de: risoto de alho-poró na panela de pressão. O talo vai em fatias finas, e as folhas, inteiras, dão sabor e perfume especiais ao caldo.

Foto: Editora Panelinha