Panelas: põe na frigideira!

Panelas: põe na frigideira!
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 18 de outubro de 2016


Frigideira é item indispensável na cozinha. Pelo menos uma, tem que ter. É com ela que você vai preparar o bife, o frango grelhado, as panquecas e vários tipos de refogados, como o chuchu.

Se for comprar uma só, invista numa de tamanho médio, feita de aço inox, com base tripla (para aquecer por igual) e revestimento antiaderente cerâmico. Elas são mais caras, mas valem a pena – não descascam, não pegam gosto nem cheiro e permitem que você cozinhe com menos gordura (sem que o alimento grude no fundo).

Mas o revestimento antiaderente requer cuidados: é bom evitar o lado da esponja mais abrasivo e os utensílios que podem riscar. E ela não funciona para fritar com muito óleo, como nos bifes à milanesa, porque o óleo muito quente pode descolar o revestimento antiaderente. Mas é perfeita para a tapioca, por exemplo.

Leia mais sobre como escolher panelas aqui

Para os bifes à milanesa, o melhor são as frigideiras de inox, que também não pegam gosto nem cheiro, não deformam e não são pesadas. Já as de alumínio podem liberar partículas metálicas em contato com a comida e o calor, além de amassarem mais facilmente.

As de revestimento preto (do tipo Teflon) permitem que se use menos gordura porque não deixam o alimento grudar, mas também riscam com facilidade e acabam descascando com o tempo.

E mais uma coisa: prefira a frigideira com cabo de inox, que não queima como pode acontecer com o plástico e vai ao forno em preparações como a frittata de batata.

Que tal preparar uma torta usando só a frigideira? Essa aqui é de carne com cerveja.

Quer ajuda pra escolher o material? Volta aqui amanhã!

Foto: Editora Panelinha