Banana dourada com merengue

Banana dourada com merengue
Compartilhe

Por Pitadas - 02 de outubro de 2014


A gente adora o clássico, mas renovar é essencial. É por isso que a gente vive em buscas de receitas novas, surpreendentes… Pois sabe aquela banana caramelada coberta com suspiro, que assa no forno? Foi nela que nos inspiramos quando preparamos essa linda sobremesa da foto: uma banana dourada com merengue suíço. É comida caseira com um toque de glamour!

O segredo da apresentação é não esconder a fruta sob o suspiro. E mais: grelhada com a casca, ela fica douradinha e não desmancha. Em vez do suspiro comum, vamos de merengue suíço (tem gente que chama de marshmallow). Essa preparação vai um passo além: vamos aquecer as claras com o açúcar antes levar à batedeira. Resultado? Um creme aveludado, que desmancha na boca. Mas não se assuste! Seguindo direitinho todos os passos da receita, até quem não sabe fritar ovo consegue fazer.

Como não vamos colocar o pirex tamanho família na mesa, caprichamos na montagem do prato. Olha que chique essa porcelana cinza da foto. Aliás, no blog da Rita tem uma seleção delas. Mas, por aqui, vamos à receita? Ela é realmente deliciosa.

Banana dourada com merengue
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 10 min + 15 min para fazer o merengue

Para o merengue

3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar

1. Numa tigelinha, quebre um ovo e deixe escorrer apenas a clara, utilizando a casca para separar a gema. Transfira a clara para uma panela pequena e descarte a gema. Repita com os outros ovos – se um deles não estiver bom, você não perde toda a receita.

2. Junte o açúcar à panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre com um batedor de arame, por cerca de 2 minutos, até ficar liso - cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.

3. Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme.

Para as bananas

4 bananas nanicas maduras
4 colheres (chá) de açúcar
manteiga para untar a frigideira
raspas de 1 limão siciliano

1. Lave e seque as bananas com a casca. Com uma faca afiada, divida cada banana ao meio, no sentido do comprimento, mantendo a casca.

2. Leve uma frigideira (de preferência antiaderente) ao fogo alto. Quando aquecer, com uma folha de papel toalha, unte com um pouco de manteiga (repita essa operação antes do preparo de cada banana).

3. Polvilhe o lado da polpa de cada banana com ½ colher (chá) de açúcar e transfira para a frigideira com a polpa voltada para baixo. Deixe cozinhar por cerca de 4 minutos, até ficar dourada – pressione delicadamente com uma espátula para ficar uniforme. Transfira para uma travessa e repita esse processo com todas as bananas (se sua frigideira for grande o bastante, faça mais do que uma banana por vez).

4. Sirva as bananas quentes com o merengue e decore com raspas de limão siciliano.

Veja mais posts da semana Primavera!

Turbine a biblioteca

Torta de frutas com massa folhada

Um arranjo para celebrar a primavera

Foto: Ricardo Toscani