Banner do Blog

Isca de peixe com molho tártaro

Imagem do post

Peixe é alimento de fino trato: tem que ser fresco e bem feito, senão perde a graça. Mas não precisa ser exatamente caro, nem ser servido como prato festivo. Uma isca de peixe, bem pop, é pedida esperta, gostosa de comer e bater papo junto. O nosso segredo?

Começa pela escolha do peixe: a pescada, bem acessível. E termina no molho que acompanha o petisco. Que tal o tártaro, feito com mostarda dijon, picles e alcaparras? A pitada para fazer a maionese perfeita você já sabe: todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente, para o molho não desandar.

Isca de pescada com molho tártaro
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 25 minutos + 20 minutos para fritar

Para o molho

Ingredientes
2 gemas
1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
1 colher (chá) mostarda dijon
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de azeite
2 picles picados fino
2 colheres (sopa) de alcaparras picadas
1 talo de cebolinha picado
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo
1. Coloque as gemas, o vinagre e a mostarda numa tigela funda. Sob ela, coloque um pano úmido para que a tigela não fique sambando enquanto você bate a mistura.

2. Com um batedor de arame, bata vigorosamente a mistura, até que ela fique pálida.

3. Sem parar de bater, vá acrescentando o óleo em fio, até que vire um creme espesso. Fica ainda mais fácil se outra pessoa for regando o azeite lentamente enquanto você bate a mistura vigorosamente.

4. Quando a maionese estiver bem firme, pare de bater e verifique o sabor. Algumas mostardas são tão salgadas que dispensam o uso do sal. Se quiser, tempere com uma pitada de sal.

5. Junte o picles picado, as alcaparras e a cebolinha e misture delicadamente. Reserve na geladeira até a hora de servir.


Para o peixe

Ingredientes
4 filés de pescada
caldo de ½ limão
sal e pimenta-do-reino moída na hora
½ xícara de farinha de trigo
óleo para fritar
gomos de limão

Modo de preparo
1. Sobre a tábua, corte os filés de pescada em tiras de 2 cm de espessura. Transfira para uma tigela e tempere com o caldo de limão, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Cubra com filme e leve à geladeira por 15 minutos.

2. Num prato fundo, coloque a farinha de trigo e tempere com sal e pimenta-do-reino. Passe as tirinhas de peixe pela farinha, empanando bem dos dois lados.

3. Leve uma panela ao fogo médio com cerca de 1 dedo de óleo para aquecer. Forre um prato raso com papel-toalha e reserve.

4. Quando o óleo estiver quente, coloque as iscas de peixe em etapas, sem amontoar. Frite por cerca de 4 minutos de cada lado ou até ficar com a casquinha dourada. Com uma escumadeira, retire do óleo e transfira para o prato forrado com papel-toalha. Repita o procedimento com o resto das iscas.

5. Transfira as iscas para uma tigelinha e sirva a seguir, com o molho tártaro e os gomos de limão.

Veja mais posts da semana do Peixe:
Macarrão com sardinha e limão

Mesa azul para servir peixe

Brandade de sardinha

Recheie a cristaleira de itens azuis

Ceviche aperitivo

Mesa para peixe – com talher e tudo

Foto: Ricardo Toscani

Receitas relacionadas
Categorias relacionadas

Aprenda a cozinhar