#NatalPanelinha: Cadê o peru sem tempero pronto?

#NatalPanelinha: Cadê o peru sem tempero pronto?
Compartilhe

Por Rita Lobo - 09 de novembro de 2015


Estou meio sem jeito de falar para a tia Isabel que este ano não vai ter peru na ceia. Pior: que ela deveria passar longe da ave congelada no mercado. E por quê? Bom, não é porque eu não goste das tradições natalinas. Nada disso. Aliás, elas me fazem lembrar de muita coisa boa, das festas da infância, tão animadas, dos fios de ovos, da torta de nozes da minha avó. E também do peru sem tempero pronto que não existe mais. Pode procurar. Todos saem da fábrica temperados com proteína isolada de soja, dextrose, estabilizante tripolifosfato de sódio INS451i, antioxidante eritorbato de sódio INS316, realçador de sabor glutamato monossódico INS62 e acidulante ácido cítrico INS330.

É por isso que na minha casa vai ter ceia, mas não vai ter peru.

Não costumo ficar opinando na vida de ninguém. Isto é, quero que todo mundo aprenda a cozinhar, porque acredito que isso seja uma ferramenta para uma vida melhor, mais saudável e mais saborosa. Mas não saio por aí (nem fico por aqui) dizendo o que você deveria ou não comer. Isso é papel de mãe. E eu não sou sua mãe – Dora, Gabriel, caso vocês estejam lendo, desconsiderem a última frase. Com o Natal se aproximando, porém, fica difícil não falar sobre peru.

Tem problema uma vez por ano comer tempero pronto? Em termos de saúde, acho que não. Mas conceitualmente acho o fim da picada (ou seria bicada?) eu não poder escolher como vou temperar a ave e, pior, ter que engolir o tempero que a indústria preparou. Já na sua casa, quem decide é você. E levo isso tão a sério que a gente até testou maneiras de minimizar o sabor do tempero pronto. Como? Tem que lavar, deixar de molho, escorrer e lavar novamente, deixar de molho mais um vez na água limpa e ainda lavar em água corrente mais uma vez. É quase uma dessalga. Aí, antes de assar, precisa escorrer bem e secar com pano por dentro e por fora. Não vou mentir: o sabor de tempero pronto continua lá, mas diminui. Tem tudo explicadinho na receita da foto, o peru de natal com recheio de abacaxi. Se você, como a tia Isabel, faz questão da ave na ceia, essa é uma ótima opção.

Tirou a sorte grande?
Caso você seja contemplado com a oportunidade de comprar um peru de quintal sem tempero, não deixe de fazer esta salmoura – espécie de soro caseiro que tempera e hidrata o peru ao mesmo tempo. Ela garante uma ave suculenta!

Método do pano de prato
Para todo e qualquer tipo de peru, é imprescindível assar corretamente a ave, para impedir que a carne fique ressecada. O método do pano de prato é infalível! Quem é freguês do site já conhece: o alvo e limpíssimo pano é mergulhado em manteiga derretida (e que também leva temperos, porque a gente não perde uma oportunidade de dar sabor ao preparo!), e vai ao forno sobre o peru. Nesta receita de peru assado com tangerina e sálvia você vê como a mágica funciona. (O segredo é pincelar o pano com a mistura de manteiga derretida de meia em meia hora.)

Viu? Tem técnica e método para (quase) tudo nesta vida. Menos para tirar o tempero pronto que a indústria quer que a gente engula...