#NatalPanelinha: o que fazer com as sobras do pernil?

#NatalPanelinha: o que fazer com as sobras do pernil?
Compartilhe

Por Rita Lobo - 30 de novembro de 2015


Ceia de Natal tem um quê de exagero. Tem ave, tem tender, tem pernil, tem cordeiro; acompanhamentos diversos, sobremesas sem fim. A fartura é uma tradição desse tipo de festa – e tudo bem, porque, como já falei por aqui, tão tradicional quanto a ceia do dia 24, é o reaproveitamento das sobras que ficam para o almoço do dia 25. Mas espera aí, cozinheiro! Uma coisa é reaproveitamento, outra coisa é já-te-vi. Não trabalhamos com essa última categoria...

Depois de ler o que você pode preparar com as sobras do peru, é a vez de planejar o que fazer com o pernil. Se você leu o texto sobre o reaproveitamento do peru, vai perceber que a lógica é a mesma: eu sugiro duas receitas, você escolhe qual vai preparar, planeja a lista de compras com antecedência e evita correria e improviso (desnecessários) no almoço do dia 25/12. A vida fica bem mais simples!

O pernil com molho de abacaxi e pimentão na pressão, receita desenvolvida para o #NatalPanelinha, se transforma em dois pratos frios fáceis de fazer, fresquinhos e ideais para o calor de dezembro.

Reaproveite!
Para fazer a trouxinha de couve com pernil, você vai precisar de umas folhas levemente cozidas da verdura – assim elas ficam macias para enrolar, mas ainda crocantes. Para o recheio, vai misturar o pernil com arroz – de ontem, claro. Não se esqueça de colocar um pouco do molho da ave para o recheio não ficar ressecado. Aí é só enrolar as trouxinhas e servir com um molhinho de limão que você faz rapidinho, na hora de servir. É prato de comer com a mão, que faz a alegria das crianças (pequenas e adultas!).

A outra receita é uma salada de pernil desfiado com manga e agrião. É fresca, tropical e perfeita para o dia seguinte, que pede uma refeição mais leve. Nem precisa de acompanhamento.

Pernil não é receita do dia a dia, então a gente tem mais é que aproveitar cada pedacinho do prato!


Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani