#PascoaPanelinha: cardápio para o brunch de domingo

#PascoaPanelinha: cardápio para o brunch de domingo
Compartilhe

Por Rita Lobo - 23 de março de 2016


E se você trocasse o tradicionalíssimo almoço de Páscoa por uma caça aos ovos seguida de brunch? A princípio, a ideia é ótima para quem tem criança em casa, mas nem por isso você vai abandonar este texto logo no primeiro parágrafo, vai? O cardápio também vale para quem passa a data com um grupo de amigos (com ou sem criança na turma). Ou mesmo para quem quer fazer diferente.

O brunch é um café da manhã generoso e preguiçoso – tão preguiçoso que começa tarde e se arrasta até o almoço. E vale, inclusive, pelo almoço. É por isso que, entre as nove receitas do cardápio de brunch de Páscoa, a rosca de cenoura doce divide a mesa com a brandade de sardinha – a graça da montagem deste cardápio é garantir preparos que agradem adulto e crianças, e que funcionem para o café da manhã, num primeiro momento, até chegar aos pratos que tenham a ver com o horário do almoço.

A rosca de cenoura é receita inédita no site, criada para o especial #PascoaPanelinha. Olha que linda! A massa leva cenoura – tudo a ver com a ocasião –, por isso fica com cor forte, chama a maior atenção. No recheio, ameixas e amêndoas. A apresentação, que lembra os tradicionais cinnamon rolls, também ajuda a decorar a mesa. Os biscoitos de chocolate com castanha-do-pará vão fazer sucesso com as crianças na parte da manhã – se elas já tiverem abertos os ovos de páscoa, você pode completar com uma surpresinha logo cedo: o submarino de chocolate é praticamente uma receita-brincadeira.


Lá por volta de meio-dia, uma da tarde, é hora de colocar na mesa uma frittata – clássico de brunch: pelo menos um preparo com ovos. Esta receita leva batatas e serve seis pessoas generosamente. Mais uma ideia: se o mar não tá pra bacalhau por aí, a brandade de sardinha é uma saída bem econômica e saborosíssima. E mais uma: o suflê de cenoura é leve e, servido individualmente, faz as vezes de entrada. Único porém: tem que sair do forno e ir para a mesa imediatamente.


Aproveita e traz o drinque também: para os adultos, prosecco com frutas vermelhas. Para as crianças – ou para quem não bebe –, pink lemonade (foto). A base é a mesma: morango, amora e framboesa macerados no açúcar; espumante para uns, limonada para outros. A cor energiza a mesa inteira e a preparação é uma questão de planejamento: você pode deixar as frutas macerando da noite para o dia.


O que falta? Um docinho. Uns docinhos: o pavê de banana chega à mesa em copinhos – mais fácil de servir e de comer, além de decorar (outra receita nova, feita para o especial!). Use um prato de bolo alto para criar alturas diferentes na mesa: as camadas expostas deixam o doce mais apetitoso. Para finalizar, aposte no brigadeiro de cenoura, que fica amarelo, amarelo – tem um quê de divertido, é saboroso à beça e tem tudo a ver com a data. Que mais? Uma cesta de pães, queijos, mel, geleia. Água. Folhas verdes. Frutas frescas. Este domingo vai ficar na memória!


Veja também: cardápio para a Sexta-feira Santa com lasanha de bacalhau em lascas e molho de tomate e o cardápio para almoço de Páscoa com coroa de carré de cordeiro.

Assista aos vídeos do especial #PascoaPanelinha no nosso canal no Youtube – tem receita e faça-você-mesmo.


Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani