Bala de brigadeiro (puxa-puxa), da Juliana Motter

Bala de brigadeiro (puxa-puxa), da Juliana Motter
Compartilhe

Por Rita Lobo - 28 de setembro de 2021


A Juliana Motter, fundadora da Maria Brigadeiro, explicou bem direitinho como prepara o doce, no epsiódio Brigadeiro do Cozinha Prática Novos Ares. Com a precisão que os estudiosos mais dedicados têm, ela contou que a diferença entre o brigadeiro de colher, o de enrolar e a bala está no tempo de cozimento: são mais ou menos 8 minutos no fogo para o de colher, 10 minutos para o de enrolar e 15 minutos para a bala puxa-puxa. Se acontecer de você se distrair, passar o tempo e o brigadeiro ficar mais durinho, agora já sabe que pode transformar o preparo em bala de brigadeiro! Confira o passo a passo certinho.

Tudo sobre brigadeiro

Cozinha Prática Novos Ares

Bala de brigadeiro (puxa-puxa)


Rende 30 balas

Tempo de preparo: 2h

395 g de leite condensado caseiro (ou 1 lata)

20 g de cacau em pó

20 g de manteiga com sal em ponto pomada

40 g de chocolate em barra artesanal (mínimo 70% cacau) picado

125 g de creme de leite pasteurizado (em lata) com o soro

manteiga para untar a travessa

papel acoplado para embrulhar as balas

  1. Unte uma travessa com manteiga e reserve. Corte o papel acoplado em 30 pedaços de 9 cm X 7,5 cm.
  2. Numa panela média, coloque o leite condensado, o cacau e mexa bem com o batedor de arame para dissolver os gruminhos de cacau. Adicione a manteiga e leve para cozinhar em fogo baixo, mexendo com uma espátula de silicone por cerca de 5 minutos, até começar a ferver e engrossar levemente.
  3. Acrescente o creme de leite e continue mexendo com a espátula, fazendo movimentos circulares, até a massa de brigadeiro engrossar e soltar completamente do fundo da panela – isso leva de 12 a 15 minutos. Atenção: durante esse tempo é importante manter a fervura baixa, se necessário retire a panela do fogo. Teste o ponto: coloque um pouco da massa no recipiente untado, deixe esfriar e tente enrolar, sem manteiga. Se não estiver grudando nas mãos, o ponto está certo. Desligue o fogo e reserve ainda na panela.
  4. Coloque o chocolate numa tigela e leve para derreter no micro-ondas, em potência média, por dois ciclos de 30 segundos – mexa bem a cada ciclo para o chocolate não queimar.
  5. Adicione o chocolate derretido ao brigadeiro na panela (fora do fogo) e misture bem para incorporar. Transfira a massa de bala para a travessa untada e deixe esfriar completamente antes de enrolar.
  6. Para enrolar as balas: com uma colher de chá, retire uma porção da massa e modele no formato de bala com aproximadamente 15 g. Embrulhe no quadradinho de papel e torça as pontas. Repita com o restante e sirva a seguir.