Bolo de laranja: receita do ano 2021

Bolo de laranja: receita do ano 2021
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de dezembro de 2021


O bolo de laranja foi o hit de 2021. Desde que entrou no ar, está entre as receitas mais acessadas do site. Não é por menos: ele chega a ser simbólico! Num ano tão complexo, o bolo nos relembra que laranja é também uma fruta e que a cozinha é essencial pra dar uma bloqueada no caos externo.

Comida é muito mais do que uma necessidade vital. Prazer, política, economia, tudo tem a ver com alimentação.

“Ela representa o nosso respeito por nós mesmos, nossa capacidade de conversar com os outros, nossa atenção com os mais fracos, as relações entre os sexos, nossa abertura para o mundo, o nível das nossas leis, nossa relação com o trabalho, com a natureza, com o clima e com o mundo animal.”
Jacques Attali, no livro A epopeia da comida

Que descrição profunda e exata! (Estou de férias, com mais tempo pra escrever – e também pra ler! Recomendo o livro de Attali, ‘A epopeia da comida’.)

Voltando ao nosso bolo, ele ainda nos convida a fazer uma pausa, um momento de afeto, essencial para a saúde mental dos seres humanos.

Essa receita é também muito especial pra todos nós no Panelinha. Por trás da simplicidade de um bolo de liquidificador tem MUUUUITO teste, muito trabalho. A essência do nosso trabalho. Nas receitas tradicionais, que você encontra por aí, o glacê costuma ser explicado assim: junte açúcar de confeiteiro e água, o quanto baste, até dar o ponto.

No Panelinha, somos cozinheiras treinadas! Conseguimos preparar qualquer bolo. Mas 90% do nosso público não! Uma gota a mais de água e o glacê penetra na massa, não forma essa casquinha linda.

Nós testamos receitas para poder explicar no detalhe! E nesse caso, foi colherinha por colherinha, para chegar na proporção exata. E a equipe da cozinha ainda descobriu o pulo do gato: aquecer o glacê no micro! Deixa a cobertura fluída, fácil de espalhar, sem precisar diluir.

Diariamente, testamos receitas para garantir que, em casa, você consiga preparar todas elas – e que a sua relação com a comida e, consequentemente, com a vida, seja melhor. E mais feliz. Essa é a essência do nosso trabalho.