Brigadeiro de cachaça de colher, da Juliana Motter

Brigadeiro de cachaça de colher, da Juliana Motter
Compartilhe

Por Rita Lobo - 28 de setembro de 2021


No episódio Brigadeiro do Cozinha Prática Novos Ares, além de receber a Juliana Motter, da Maria Brigadeiro, no Estúdio Panelinha para aprender com ela todos os segredos do doce, eu também visitei a cozinha da casa da Ju. Ela tem uma cozinha cheia de personalidade, uma cozinha de estar, aconchegante. E lá ela preparou esse brigadeiro bem cremoso, para comer de colher, que leva uma caldinha de cachaça. É um escândalo de bom! E ainda tem um truque: quando o brigadeiro ainda está quente, ela transfere a massa para um saco de confeiteiro. Assim fica mais fácil de servir no copinho sem sujar as laterais.

Tudo sobre brigadeiro

Cozinha Prática Novos Ares

Brigadeiro de cachaça de colher


Rende 8 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

395 g de leite condensado caseiro

20 g de cacau em pó

20 g de manteiga com sal em ponto pomada

40 g de chocolate em barra artesanal picado (mínimo 70% cacau)

150 g de creme de leite pasteurizado (de lata) com soro

60 ml de cachaça de boa qualidade

30 g de açúcar

100 g chocolate ao leite artesanal (mínimo 40% cacau) em raspas para decorar

  1. Numa panela média coloque o leite condensado, o cacau em pó e a manteiga e misture bem com o batedor de arame para dissolver.
  2. Leve a panela ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula de silicone por cerca de 5 minutos até começar a ferver. Adicione o creme de leite e continue mexendo com a espátula, fazendo movimentos circulares até o brigadeiro adquirir uma consistência cremosa – isso leva de 5 a 8 minutos. Desligue o fogo e reserve na panela.
  3. Coloque o chocolate numa tigela e leve para derreter no micro-ondas, em potência média, por dois ciclos de 30 segundos – mexa bem entre cada ciclo para o chocolate não queimar.
  4. Adicione o chocolate derretido ao brigadeiro na panela e misture bem.
  5. Prepare a calda de cachaça: numa panela pequena coloque a cachaça e o açúcar e leve ao fogo baixo para ferver por 5 minutos. Apague o fogo e misture bem para esfriar um pouco.
  6. Adicione a calda de cachaça ao brigadeiro e misture com a espátula para incorporar. Sirva em copinhos de cachaça e decore com as raspas de chocolate.