Vamos chacoalhar a rotina na cozinha

Vamos chacoalhar a rotina na cozinha
Compartilhe

Por Rita Lobo - 19 de março de 2020


Não sei se você sabe, mas gravo a temporada do Cozinha Prática com muita antecedência. Assim, dá tempo de pensar nos episódios como um todo, variar bem as receitas que vou apresentar, incluir todo tipo de alimento, e, claro, encaixar a produção (e não só as gravações) na minha rotina – o Panelinha hoje, além de site, é editora de livros, loja, marca de produtos de mesa e produtora de audiovisual. Aliás, nem todo mundo se dá conta que o programa é produzido pelo Panelinha – do cenário à edição, tudo passa por mim. Tudo isso para dizer que, quando os episódios desta temporada foram gravados, nem na China coronavírus era um assunto!

Esta semana, em que todos no Panelinha estão trabalhando de casa, estamos absolutamente focados em ajudar você a usar o tempo em casa para melhorar a alimentação. Aí, me bateu uma dúvida: será que os episódios de Dia de Feira, que vão ao ar às quintas, vão fazer sentido?

Veja aqui o especial Rita, Help! #Coronavírus

Pois eu acho que o programa está mais atual do que nunca, sabia? Incluir mais hortaliças na alimentação e só comer comida de verdade é a melhor orientação para manter a saúde firme e forte, especialmente em tempos de coronavírus. E, esta semana, o seu repertório culinário vai aumentar muuuito com os episódios do Cozinha Prática. Tem um monte de receitas e ideias legais para variar os preparos do dia a dia. Mesa variada é mesa saudável!

É como tenho dito: vamos aproveitar o distanciamento social para ficarmos juntinhos na cozinha!


De cara, quero destacar dois episódios da semana que vem (de 23 a 27 de março): o da segunda, em tempo real, porque a receita pode ser servida com ou sem carne – e fica incrível dos dois jeitos; e o da quinta, no nosso Dia de Feira, porque vou dar 50 ideias para você aproveitar as frutas da estação. Tem café da manhã, tem lanche da tarde para as crianças que estão em casa e até um chutney de mamão!

Olha que curioso: para que tivéssemos frutas da estação, apesar de esta ser a segunda semana da temporada, deixei para gravar o episódio da feira por último, há apenas um mês. De lá para cá, tudo mudou. Mas uma coisa é certa: comer comida de verdade é a melhor alternativa em todas as situações.


27/3, sexta, cozinhas: para receber amigos


Vamos visitar a cozinha do Wagner e do Jordão. Ela é cheia de louças, utensílios objetos, mas o mais legal é que ela está sempre cheia de amigos em volta do fogão. Eles adoram receber, por isso preparo um pernil assado com molho de abacaxi. Receita farta para receber os amigos em casa quando a gente puder.

23/3, segunda, em tempo real: ARROZ DE COGUMELO SERVIDO COM COUVE, BANANA, FRANGO E MOLHO DE AMENDOIM.


Vamos começar a semana cozinhando juntos um jantar meio brasileiro, meio tailandês. Receita de uma panela só e que ainda tem reaproveitamento de ingrediente. Quer mais um motivo para cozinhar comigo? Dá para fazer com ou sem carne (o frango é opcional, mas o molho é irresistível!). Receita curinga para ter no repertório culinário.


Lista de compras

- arroz integral - cozido, 1 ½ xícara (chá)

- 1 limão

- 100 g de cogumelos shimeji branco

- 1 filé de peito de frango (cerca de 250 g)

- 1 banana-da-terra madura

- ½ maço de couve (5 folhas)

- 1 dente de alho

- 1 limão

- pasta de amendoim (sem açúcar) - 2 colheres

- shoyu (molho de soja) - 2 colheres

- azeite e sal

Você vai precisar de

- 1 frigideira grande

- 1 tigela média

- Faca, tábua e medidores, como sempre!

Deixe no jeito

Cozinhe o arroz, lave e seque a couve, solte os cogumelos da base e corte o frango em cubos.


24/3, terça, desgourmetiza: ESPAGUETE COM ALMÔNDEGAS


Quando a gente pega um pouco de técnica e alguns truques culinários para aplicar a uma receita clássica dos tempos da vovó… o resultado é chuuuuva de elogios! Você não vai acreditar neste espaguete. Receita para preparar sempre.


25/3, quarta, reapresentação: BOLO DE NADA


"Como assim, bolo de nada?!" Calma, calma, este bolo é delicioso! Ele é um bolo de nada porque foi pensado para ser um bolo de tudo! Na verdade é uma fórmula que serve para criar bolos de todos os sabores. Carta boa para ter na manga.


26/3, quinta, dia de feira: 50 ideias para preparar com as frutas da estação


Pode já incluir na lista da feira: abacate, carambola, figo, goiaba e manga palmer. Esses ingredientes vão se transformar em muitas receitas legais. Tem abacate para resolver o café da manhã apressado e até um chutney de mamão (sim!) para chacoalhar a rotina. Depois desta temporada, aposto que sua compra da feira nunca mais será a mesma – e as frutas não vão mais passar do ponto na fruteira (ufa!).

O Cozinha Prática vai ao ar diariamente, às 21h, no canal GNT.