Cordeiro marroquino para receber (elogios)

Cordeiro marroquino para receber (elogios)
Compartilhe

Por Rita Lobo - 21 de agosto de 2017


Cordeiro marroquino e cuscuz com alcaparras. São essas as receitas do terceiro episódio da temporada de receitas com memória do Cozinha Prática.


Em casa, essas preparações já foram feitas e refeitas tantas vezes que viraram cardápio clássico para receber os amigos. E comida clássica é um pouco como filme, que a gente vê e revê muitas vezes, quase que decora as falas, e continua se emocionando como se fosse a primeira vez. Em Casablanca (1942), por exemplo, toda vez que o Rick se despede da Ilsa no aeroporto com aquele 'nós sempre teremos Paris', vem um suspiro para conter a lágrima.


Experimentei cordeiro marroquino pela primeira vez justamente em Casablanca. Desde então, nunca mais parei de preparar o prato. Acompanhado de cuscuz é sucesso garantido para receber. Os sabores são marcantes, festivos... E sabe o que é melhor? Por ser um ensopado, fica ainda mais saboroso quando preparado na véspera. Ou seja, você pode cozinhar com calma e, no dia do jantar, aproveitar a conversa em vez de ficar concentrado na cozinha. Já o cuscuz dá para preparar na hora – fica pronto rapidinho, coisa de 10 minutos.


As receitas do episódio

Cordeiro marroquino

Cuscuz marroquino com alcaparras


O Marrocos, o cordeiro e minha amiga Helena Lunardelli


Há mais de vinte anos, fui passar uma semana no Marrocos. Fiquei tão encantada com aquele lugar que a semana virou quinze dias, que virou um mês e mais uns diazinhos. As cores dos mercados, os aromas, a culinária, tudo é fascinante!


Anos depois, voltei ao Marrocos, dessa vez acompanhada de uma grande amiga, a Helena Lunardelli. Além de ser uma das pessoas mais divertidas que conheço, ela é uma anfitriã sensacional. Faz arranjos deslumbrantes, acende velas, cuida da trilha sonora, pensa em todos os detalhes.

A memória é uma coisa muito curiosa: pensei em apresentar as receitas que formam o cardápio que já virou clássico para receber amigos em casa, lembrei do filme Casablanca e, de repente, surgiu a Helena na história para me ajudar a mostrar que comida vai muito além dos nutrientes. Tem a ver com alimentar as relações, as amizades, conta um pouco da nossa história, diz sobre os lugares por onde a gente passou... E, pelo menos para mim e para a Helena, enquanto houver cordeiro marroquino no prato, nós sempre teremos Casablanca!

Leia também

A gemada da minha mãe para dar coragem

Pão italiano com música do meu avô

O que vesti no episódio

Camisa: Levi's

Bracelete: acervo pessoal

Jeans: Shoulder

Cinto: Mob

Sandálias: Masqué

O Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: quinta (10h30 e 23h30), sexta (17h30), sábado (12h e 20h30) e domingo (16h30).

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani

Figurino: Fernanda Kenan. Beleza: Paula Vida.

O Cozinha Prática é uma produção do Estúdio Panelinha.