Neste verão, vou ensinar você a cozinhar

Neste verão, vou ensinar você a cozinhar
Compartilhe

Por Rita Lobo - 04 de janeiro de 2018


O Cozinha Prática Verão vai se transformar num curso intensivo de culinária. A partir da terça-feira (9), vamos revolucionar a cozinha da sua casa em sete aulas. Quem não sabe cozinhar vai aprender. Quem já sabe, vai afinar as técnicas de cozimento e ampliar o repertório culinário. E quem cozinha melhor do que eu? Ah, vai adorar ver apresentações de pratos diferentes, montagens de mesa... E tem cada louça, prepare-se! E mais: nas minhas redes sociais, tem aula extra de fotografia de comida. O time de fotógrafos profissionais do Estúdio Panelinha dá dicas incríveis para você clicar as próprias preparações com o celular e postar nas redes sociais com a hashtag #CozinhaPráticaVerão.

Veja todas as receitas da temporada


Alimentação saudável, de verdade, é aquela feita em casa, a partir de alimentos in natura e minimamente processados. E não apenas porque essa é a única maneira de ter certeza do que você está comendo, mas também porque preparar os alimentos incentiva a criação de hábitos saudáveis – como a comensalidade, a divisão de tarefas... Para isso acontecer, o primeiro passo é aprender a cozinhar.


Neste curso, mais do que receitas, você vai aprender técnicas culinárias. É como se as preparações servissem para ilustrar cada uma das lições. Quer um exemplo? Para aprender tudo sobre marinadas (secas e molhadas) e grelhados, vamos preparar um franguinho suculento e um espetinho de camarão, que é a cara da estação mais quente do ano. Nas sete aulas, você vai aprender as principais técnicas culinárias, estratégias de planejamento, reaproveitamento, elaboração de cardápios, os utensílios indispensáveis... É para começar o ano com a faca e o queijo, digo, a faca e a tábua na mão! As aulas estreiam às terças, às 21h, com reapresentações ao longo da semana (qui., 10h30; sex., 16h30; sáb., 7h30 e 20h45; seg. 10h15 e 18h).

Grade curricular

Aula 1, dia 9 de janeiro

Da feira à salada niçoise em 7 lições

Logo no episódio de estreia, você aprende a planejar a compra da feira, higienizar e organizar os alimentos em casa. Os métodos de cozimento explorados são: assar, chamuscar e selar. Dessa aula, vai sair uma versão chiquérrima da salada niçoise, um clássico de verão.


Aula 2, dia 16 de janeiro

Marinada para o filé de frango e o camarão

São três as principais técnicas culinárias abordadas na segunda aula do Cozinha Prática Verão: marinar, grelhar e elaborar cardápio aproveitando integralmente os alimentos. Para ilustrar cada uma das técnicas, mostro diferentes temperos para o frango grelhado do dia a dia e um espetinho de camarão para o fim de semana. E para a lição de como elaborar um cardápio esperto, preparo uma charmosa sopa tailandesa, que leva leite de coco, e uma surpreendente farofinha, feita com o bagaço do coco.

Aula 3, dia 23 de janeiro

Fica, vai ter aula de bolo!

Vamos dar os primeiros passos na arte da confeitaria. Com um bolo suspiro, ensino todas as regras do método cremoso, que rende uma massa estruturada e úmida, ideal para preparar bolos recheados – esse ganha creme de confeiteiro. Na segunda parte da aula, a turma do fundão vai se esbaldar com a facilidade do método de liquidificador: o tradicional bolo de cenoura ganha versão mármore e ainda leva cobertura chocolate. Sabe qual a melhor parte? Comer a lição!

Aula 4, dia 30 de janeiro

Carne na panela de pressão para a festa de verão

Uma aula para quem tem medo de pão — e de panela de pressão! Aprenda a sovar a massa e entenda os tempos de fermentação do pão com o preparo de um filão integral de nozes. Na segunda parte da aula, é hora de usar a panela de pressão com segurança: vamos preparar uma carne louca, servida fria, com cebolas curtidas no molho. Para terminar a aula, e relaxar depois de tanta pressão, tem receita de sangria com frutas congeladas e, também, versão sem álcool para as crianças não ficarem de fora.


Aula 5, dia 6 de fevereiro

Fundamentos do refogado e do flambado

A aula desta semana cobre do básico refogado ao pirotécnico flambado. Fundamento da cozinha brasileira, o refogado dá sabor ao arroz soltinho, que, por sua vez, vira arroz enformado com frango. É lição de reaproveitamento! Tem ainda refogado oriental com shoyu para aproveitar os legumes que estavam fazendo aniversário na geladeira. Para a sobremesa, o abacaxi é flambado e servido com sorvete de coco.

Aula 6, dia 13 de fevereiro

Deixe o trabalho com o forno – peixe e chips de mandioca

Em um bom curso de forno e fogão não pode faltar a aula de assados. Vamos preparar um peixe assado inteiro, com casca crocante e carne suculenta (adeus, peixe ressecado!). Do forno também vão sair chips de mandioca, bem crocantes! Para acompanhar, guacamole. Você vai aprender a escolher o abacate e descobrir a versatilidade desse petisco. Mais frutas: a manga congelada vai virar sorbet pá-pum.

Dia 7, dia 20 de fevereiro

Farinha e manteiga viram torta e massa folhada

O tema da aula de encerramento do curso de verão do Cozinha Prática é torta! Vamos explorar duas técnicas: uma torta aberta e outra, invertida. A primeira, com massa integral, vai virar uma incrível cheesecake de ricota, coberta com pêssegos macerados, ótima para a sobremesa. Já com o preparo de uma tatin de cebola (salgada), que tanto serve de acompanhamento como de prato principal, ensino o método da massa semi-folhada caseira. Para acompanhar, preparo ainda uma salada de escarola com queijo azul e nozes picadas.