Banner do Blog

Nísia Floresta, educadora, feminista e cosmopolita

Imagem do post

O episódio desta quinta (7) vai ser uma aula. A inspiração para transformar esse cardápio em uma aula foi a biografia de Nísia Floresta, fundadora de uma das primeiras escolas de educação feminina no Brasil.

Nísia nasceu no Rio Grande do Norte em 1810. Mas foi no Rio de Janeiro que ela não só abriu uma escola como incluiu no currículo assuntos que na época só os homens costumavam estudar: latim, francês, italiano, geografia e história do país. Pois é, para mulheres, quando iam para escola era para aprender bordado, canto, etiqueta… Em pleno período imperial, o colégio fundado por Nísia Floresta transformou a vida de centenas de mulheres brasileiras.

Nísia lutou pra colocar as mulheres na vida acadêmica, e conseguiu. Como o episódio é inspirado na biografia nela, o Cozinha Prática vai virar sala de aula… para homens! 


Homens e mulheres devem dividir tarefas domésticas, para construir uma sociedade mais igualitária na prática.

 

Cardápio do dia


Nísia Floresta publicou mais de 15 livros, era poliglota e, ao longo da vida, viajou algumas vezes pra Europa. Inclusive morou na França, onde conheceu grandes pensadores da época, como Alexandre Dumas e Victor Hugo. No cardápio que criei para ela, resolvi então misturar sabores brasileiros com técnicas francesas.


O prato principal é um lombo braseado com laranja e alecrim. Você vai aprender essa técnica culinária que garante alimentos suculentos e bem dourados. Pra acompanhar, escarola refogada, que pode ser feita na mesma frigideira do lombo. É lição de inteligência doméstica. 


Se os sabores são brasileiros, não pode deixar de ter um arroz. E nosso ainda vai ser um arroz com salsinha, que dá um toque de frescor todo especial.

E, olha, eu ainda vou mostrar como preparar legumes assados, um curinga na cozinha! 

Para a sobremesa, vai ter galete de maçã, uma torta rústica, deliciosa e que não precisa nem de fôrma especial.


Plano de ataque

 

Mais do que plano de ataque, montei uma verdadeira cartilha de como se organizar na cozinha. Vamos começar pelo preparo da massa da galete, que precisa descansar na geladeira. Para deixar tudo bem organizado, o próximo passo é picar todas as hortaliças que vamos usar. Mas antes, uma geral na cozinha. Afinal, para tirar 10 nesta aula tem deixar tudo no jeito.

Na sequência, vamos colocar os legumes temperados na assadeira, embalar o lombo para ele ficar com um formato bem bonito e, em seguida, continuamos com a galete.

Galete montada, é hora de mandar a sobremesa e os legumes para o forno. Um bom plano de ataque não só otimiza o tempo como tira o máximo dos recursos naturais.

Aí seguimos para o bê-a-bá do arroz branco soltinho, que vai ganhar o toque de frescor da salsinha. Por fim, preparamos a escarola refogada e o lombo braseado com laranja e alecrim. 

São aprendizados que você leva pra vida!

 

Já coloca o alarme do celular: o quarto episódio de 'Cardápios com história' vai ao ar quinta (7), às 20h45.