Cozinha Prática: tempere sem medo

Cozinha Prática: tempere sem medo
Compartilhe

Por Rita Lobo - 14 de fevereiro de 2016


Posso dizer uma coisa? Você vai ficar besta de ver o Nelo falando de temperos! O nome do episódio é “Tempere sem medo”, e o meu convidado é Nelo Linguanotto, que sabe tudo sobre especiarias. Mas o subtítulo poderia ser: fuja do tempero pronto e deixe a sua alimentação mais saudável instantaneamente! Aliás, posso dar uma sugestão, antes mesmo de você ver o programa? Tire da despensa e jogue fora os caldos industrializados, os realçadores de sabor, qualquer tempero pronto, mesmo que seja “só” glutamato monossódico, ou glutamato de sódio. Pronto, a sua cozinha vai ficar inúmeras vezes mais saudável. E mais saborosa, acredite.

A temporada de verão do Cozinha Prática é um caminho de sete passos. Destino: uma cozinha mais prática e mais saudável!

Mas peraí?, pensa o leitor com intimidade com a cozinha, curry não é tempero pronto? Sim, é verdade. Curry, zatar, ras el hanout são considerados temperos, porque levam na composição duas ou mais especiarias. Aliás, no caso do curry são mais de dez! Mas não levam aditivos químicos; são naturais, feitos exclusivamente de especiarias, por isso, não têm nada a ver com o tempero pronto industrializado, que mais cedo ou mais tarde você vai jogar no lixo.

As especiarias
Canela, cominho e pimenta-do-reino, todo mundo conhece e costuma ter em casa. Mas e páprica, você sabe a diferença entre a doce, a picante e a defumada? Tem o hábito de usar noz-moscada? Cardamomo, conhece? Bom, se você é freguês aqui, já deve ter cruzado com alguns desses pozinhos mágicos nas minhas receitas. Eles são ultra-aromáticos, ampliam as possibilidades do cardápio, espantam a rotina, aguçam o paladar. E o Nelo vai dar uma aula sobre cada uma dessas e várias outras especiarias e temperos (naturais) nesse penúltimo episódio da série especial de verão.

As receitas
A conversa, você vai ver, foi deliciosa, superinstrutiva. E, no final, a gente falou sobre mostarda em grão. Na hora me lembrei de uma receita curiosa de chutney de coco fresco. Originalmente, ela foi publicada no meu livro Cozinha de estar - receitas práticas para receber. Além de mostarda em grão, leva pimenta dedo-de-moça e folhas de coentro fresco. A partir desse molho, não foi difícil encontrar a companhia ideal: um espetinho espertíssimo de frango, preparado com uma técnica indiana, uma marinada de iogurte natural com várias especiarias. Para completar o cardápio, decidi preparar o naan, um pão indiano de frigideira, que nesta versão é perfumado com sementes de cominho. Esse não vai ser apenas um jantar delicioso, vai ser uma viagem para a Índia!


As receitas deste episódio
Espetinho de frango com especiarias
Chutney de coco
Naan com sementes de cominho

Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani