Leia a lista de ingredientes dos produtos, até dos integrais

Leia a lista de ingredientes dos produtos, até dos integrais
Compartilhe

Por Rita Lobo - 14 de julho de 2023


Há algumas semanas, entrou em vigor uma regra da Anvisa pra rotulagem de pães, biscoitos e torradas, que impede que produtos com menos de 30% de ingredientes integrais tenham na embalagem a palavra INTEGRAL. E mais: precisa dizer a porcentagem real: se é apenas 30% integral, não pode falar que é 100%.

Clique aqui pra saber mais sobre a norma da Anvisa

Com isso, muitas marcas tiveram que mudar suas embalagens. Uma delas, que chamava o produto de "100% Integral" passou pra "Vida 100%". Outra trocou pra "100% Nutrição". Ou seja, os produtos não eram nem 100% nem 30% integrais. Ainda assim, o novo nome confunde as pessoas – e faz elas pensarem que estão consumindo um produto saudável. Mas esse não é o maior dos problemas.

O pão de fôma de saquinho, que dura semanas, não é pão de verdade.

Veja o vídeo!

O pão de fôrma de saquinho, desse tipo que dura semanas, integral ou não, costuma ter um monte de aditivos químicos, como conservantes, emulsificantes, espessantes na formulação. Basta ler a lista de ingredientes do rótulo pra identificar nomes de coisas que a gente não tem na cozinha de casa. Esse tipo de produto é um composto industrial, que imita um pão de verdade. É um ultraprocessado, que faz mal pra saúde.

Não tem regra pra ultraprocessados

Ainda que, no caso dos produtos integrais haja alguma regulação, no caso dos ultraprocessados como um todo, nada impede que a embalagem diga que o produto é saudável, mesmo que ele seja cheio de aditivos químicos que fazem mal pra sua saúde.

Por isso, leia a lista de ingredientes dos produtos que você compra. E lembre-se de que os melhores alimentos não têm lista de ingredientes no rótulo. Dentro da embalagem de feijão só tem feijão! Não precisa de lista. E quando você compra cenoura no supermercado, mesmo que ela esteja numa bandejinha, dentro da embalagem só tem cenoura.

leia a lista de ingredientes na embalagem dos produtos que você consome

Não é como um pão de fôrma integral que tem na lista de ingredientes, além das farinhas e sal, açúcar, óleo vegetal de soja, propionato de cálcio e ácido sórbico, estearoil-2-lactil lactato de cálcio e mono e diglicerídeos de ácidos graxos, ácido cítrico, ácido ascórbico e carboximetilcelulose sódica. Isso é uma lista real, de um pão que muita gente compra, tá?

Então, dê preferência a pães artesanais, caseiros ou comprados na padaria. E veja a seguir uma seleção de receitas de pão pra você preparar em casa. Pense nisso!

receita: PÃO DE FÔRMA CASEIRO COM CROSTA DE AVEIA E SEMENTE DE GIRASSOL

VEJA AQUI AS RECEITAS DE PÃES DO PANELINHA

Pense Nisso: clique aqui pra ver mais conteúdos como este!