Terrorismo nutricional não tem vez na comida de verdade

Terrorismo nutricional não tem vez na comida de verdade
Compartilhe

Por Rita Lobo - 25 de agosto de 2023


Não sei se você acompanhou, mas esses tempos o assunto terrorismo nutricional ficou quente nas redes sociais. Esse não é um assunto que eu comente, porque nessa nossa comunidade, que se formou ao redor do site Panelinha e do meu trabalho, tá todo mundo interessado em comida de verdade, em se alimentar melhor – que é o oposto de transformar o alimento em inimigo. E, pra isso, saber cozinhar é fundamental.

Cozinhar é libertador!

Quem sabe cozinhar, e usa essa maravilhosa habilidade humana no dia a dia, consegue fazer escolhas que são ao mesmo tempo mais saudáveis, e também mais saborosas, mais afetuosas – e mais econômicas. Mas não é fácil manter esse estilo de vida mais natural, baseado em alimentos de verdade. Porque é um compromisso, mesmo. Você precisa investir tempo, do planejamento ao preparo das refeições e não se deixar seduzir pelos modismos nutricionais.

Assista ao vídeo

Resolvi falar sobre isso porque hoje é Dia do Feirante, um profissional que ajuda muito nessa missão. Na feira, a gente compra os alimentos in natura, e também aprende a escolher, fica sabendo o que tá na época... Então, além de fazer a minha singela homenagem a todos esses profissionais, também queria reforçar uma orientação que é fundamental no nosso dia a dia, e que é o oposto do terrorismo nutricional.

Em vez de excluir alimentos ou mesmo grupos alimentares, sem necessidades especiais de alimentação, inclua mais legumes e verduras em todas as duas refeições. Essa é a chave pra turbinar a sua alimentação.

Cada legume, cada verdura, tem uma composição nutricional única pra oferecer pro seu corpo. Por isso comer bem variadinho é tão importante.

Numa refeição, você inclui um vinagrete de chuchu no prato. Na outra, uma pastinha de berinjela bem temperada. Na seguinte, um repolho assado com manteiga ou brócolis grelhado com alho e óleo. Depois, outro dia, pode refogar uma abobrinha com hortelã. Você pode rechear o pimentão com arroz e ovo e mandar pro forno.

Percebe como hortaliças, que é esse grupo de legumes e verduras, não tem nada de sem graça. Desde que você saiba cozinhar. Pense nisso.

Pense Nisso: veja mais conteúdos como este!