No corredor de temperos prontos, aperte o passo

No corredor de temperos prontos, aperte o passo
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 15 de março de 2016


Você comprou legumes e grãos e planeja preparar uma sopa bem saudável. Daí chega o corredor de temperos e o cubinho de caldo industrializado vai para o carrinho, na promessa de dar aquele sabor extra para o jantar. Pausa. Sugestão: devolva agora mesmo na prateleira e saia rapidinho dessa gôndola.

Veja também quatro estratégias para melhorar sua alimentação na hora da compra no supermercado

Cubinhos que prometem temperar a jato colocam a perder qualquer refeição saudável. Do ponto de vista nutricional, eles são uma bomba de sódio, gordura e açúcares. Muitos deles têm, em um só cubo, a metade da quantidade de sódio que você deveria comer o dia inteiro. E o consumo exagerado de sódio pode causar uma lista de doenças, incluindo hipertensão arterial. Mas isso todo mundo sabe. Talvez o que a gente leve um tempo para se dar conta é que, aos pouquinhos, temperos prontos e outras comidas ultraprocessadas vão destruindo o nosso paladar. Começa com um cubinho aqui, um temperinho para salada ali e, de repente, o sujeito está achando a lasanha congelada deliciosa.

“A diferença é que ao fazer seu próprio tempero para preparar alimentos in natura ou minimamente processados, você tem total controle sobre o que vai na comida. No caldo industrializado, perde-se totalmente o controle sobre a quantidade de sódio, açúcares e gordura que estamos colocando no prato”, explica a nutricionista Maria Laura Louzada, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Epidemiológica em Nutrição e Saúde da USP (NUPENS).

O mais curioso é que o uso de muitos desses temperos é absolutamente desnecessário. No caso da sopa para o jantar: basta refogar uma cebola, um alho, juntar uma folha de louro, temperar com sal e pimenta e o cubo perdeu sua função. Achou sem sal? Junte uma pitada de páprica defumada ou uma pontinha de colher de cúrcuma e a sopa de legumes fica toda perfumada. Ainda acha pouco? No final do cozimento acrescente salsinha fresca picada. Simplesmente não dá para comparar com o sabor de levedura do caldo industrializado. Tempero natural (de verdade) é outra coisa.

Então não tenha dó nem piedade: jogue fora o tempero pronto, se ele ainda está na despensa de casa. E aquela gôndola lá do super? Apenas ignore.

Não sabe por onde começar? Sem problemas! Dá uma olhada nessa lista de sugestões:

Feijão caseiro – escale cebola, alho e até um pimentão vermelho miudinho.

Arroz soltinho – o segredo é a técnica (e a folha de louro)!

Molho rápido de tomate – perfumado com manjericão, é imbatível.

Ervas frescas – compre, lave, seque e guarde direito (elas duram bastante, sabia?).

Caldo de carne caseiro – Para preparar molhos, sopas, papinhas de bebê e até aquele risoto do fim de semana.

Caldo de carne a jato – Fica pronto em 20 minutos.