Retrospectiva 2020

Retrospectiva 2020
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de dezembro de 2020


Ufa! Acabou? O ano de 2020 vai ficar para a história. Para a minha, para a sua, para a história do mundo. Foi puxado para todos nós. Por aqui, foi também um ano de muito trabalho. A equipe do Panelinha e eu fizemos uma força-tarefa inédita (e enorme!) para estar mais perto de você. Mais do que isso: para ajudar quem quisesse a dominar de vez as panelas — afinal, a importância de saber cozinhar ficou evidente.

Tudo começou com um especial 'Rita, Help!', aqui mesmo no site. Ele entrou no ar assim que a pandemia foi decretada. E, no dia seguinte, comecei a fazer lives diárias. Foram 50 no total. Durante cada uma das transmissões, enquanto eu preparava um pê-efe com arroz, feijão e duas hortaliças, a equipe ficava a postos respondendo as perguntas das milhares de pessoas que acompanhavam ao vivo o passo a passo, e ainda aproveitavam para tirar as dúvidas.

Só naquelas minhas 50 lives, a equipe respondeu mais de 2 mil perguntas!

O 'Rita, Help!' foi parar na tevê, virou livro, e continua auxiliando um montão de gente que descobriu a cozinha durante a quarentena. Nesse ano maluco, o Panelinha completou 20 anos, lançou uma Escola em parceria com o Senac, produziu duas temporadas do Cozinha Prática. Também lancei meu novo podcast, 'Cadê a receita, Rita Lobo?', com convidados como Ivete Sangalo e Emicida. E ainda tem mais conteúdo novo! O episódio especial de Ano Novo acabou de entrar no ar.

Então, de trás para frente, vem ver tudo que rolou este ano aqui no Panelinha — e aproveita para relembrar todas as receitas que você aprendeu! Acredita que, mesmo com o estúdio e a cozinha de testes fechados boa parte do ano, dia sim, dia não, publicamos uma receita inédita em 2020?


DEZEMBRO

O nosso Especial de Natal já é tradicional. Mas este ano ele ganhou reforços do projeto #ComidaDeCasaCamil, que ainda trouxe dois episódios inéditos, além das 10 lives especiais que fiz no decorrer do segundo semestre.

Assista ao especial de ano novo, recheado de alimentos da sorte.


Este mês, também anunciei no meu perfil no Instagram uma novidade saborosíssima: a cozinha do Panelinha está ficando ainda mais linda! Em breve vem muita novidade de conteúdo em parceria com a Electrolux.

NOVEMBRO

Quase no fim do ano, deu tempo de colocar no ar mais um grande projeto: nasceu a Escola Panelinha. A primeira turma já está a todo vapor – e logo teremos novidades! Os cursos de educação a distância combinam teoria e prática, com um projeto educacional sólido, para que você tenha acesso a um conteúdo exclusivo e aprofundado em assuntos relacionados à alimentação. Sim, virei professora! <3

Conheça a Escola Panelinha e saiba quais serão os próximos cursos

outubro

Teve estreia mais do que especial: o 'Cadê a receita, Rita Lobo?' foi lançado em todas as plataformas de podcast! O prato principal são as pessoas: a cada semana recebo um convidado. Digo: um convidado muito especial! Já teve papo com Ivete Sangalo, Dan Stulbach, Miá Mello, Emicida, Flávia Oliveira, Alexandre Nero, Maya Gabeira...

Entre na página Cadê a Receita, Rita Lobo? e clique no episódio que quer ouvir. Aí é só dar o play.

Setembro

Só deu o projeto #VozesNegrasImportam aqui no blog! A ideia de apresentar aos meus seguidores no Instagram profissionais negros começou em julho. Mas em setembro ganhou força aqui no blog. E exatamente no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, criamos essa página especial com todos os convidados!

Também em setembro entrou no ar outro projeto muito especial, o Vida Real, uma parceria do Panelinha com a Sanremo! A página especial é recheada de orientações muito precisas de organização e tem estratégias para você ficar menos tempo na cozinha, sem abrir mão de comida de verdade, saudável e saborosa. E tudo do nosso jeitinho: com aplicação dos conceitos na prática!

AGOSTO

'Rita, Help! Me ensina a cozinhar!' virou livro e chegou ao 1º lugar nas listas de mais vendidos do País. Produzido no calor do momento — em fogo alto, na pressão —, foi feito durante a quarentena, para a quarentena, mas pensado para ajudar todo mundo a melhorar a alimentação para a vida toda. A ideia era oferecer o melhor conteúdo com o menor custo. Por isso, são apenas 88 páginas, capa flexível, formato 16 x 23 cm, que leva em consideração o melhor aproveitamento do papel. É também o meu único livro com fotos feitas com o celular, por mim mesma, em casa!

'Rita, Help! Me ensina a cozinhar' chegou ao 1º lugar nas listas de livros mais vendidos do País

Compre o livro 'Rita, Help! Me ensina a cozinhar!'

Em agosto também teve estreia de temporada nova do Cozinha Prática. Produzir esta nova temporada, com encontros diários e episódios inéditos às segundas, quartas e sextas, foi um grande desafio. Para retomar as gravações com a pandemia do coronavírus ainda fora de controle, tivemos de mudar o jeito de trabalhar. Contei mais sobre isso aqui.

JULHO
O mês foi marcado pela volta das minhas lives com o projeto #ComidaDeCasaCamil. As transmissões, ao vivo direto do Estúdio Panelinha, podiam ser vistas no YouTube, no Instagram e no Facebook, tanto nos canais da Camil quanto do Panelinha. Foram dez encontros no total, com muitas dicas e receitas inéditas. Entre elas, grão-de-bico ensopado, arroz doce com cúrcuma (INCRÍVEL!), arroz vermelho com figo seco, amêndoas e especiarias, o risoto de pera e gorgonzola na pressão e o patê, ou melhor, homus de ervilha com hortelã.

junhO

“Rita, Help! Me ensina a cozinhar na quarentena!" virou série com episódio inéditos, exibidos no GNT e no canal Panelinha no YouTube. Assim como nas lives diárias, o Ilan, meu marido, e o Gabriel, meu filho, continuaram cuidando da produção em casa, mas desta vez os programas ganharam o acabamento profissional do estúdio Panelinha. Foram 30 episódios com a proposta de resgatar a dieta brasileira, simbolizada pelo 'pê-efe', e ensinar tudo o que é preciso saber para garantir comida de verdade na mesa, sem ter que cozinhar do zero a cada refeição e ainda garantir variedade no cardápio diário.

maio

Mês do Desafio Panelinha 20 anos <3 E foi tão legal... vibramos a cada receita postada, a cada participante que conseguiu completar as 20 receitas, a cada legenda linda contando alguma história legal, a cada troca de comentários entre participantes desejando boa sorte um para outro. Foram mais de 10 mil publicações! Além de ter sido um sucesso, esse desafio teve um sabor especial: ele foi a festa de aniversário de 20 anos do Panelinha, completos em 2020. Imaginava comemorar os 20 anos do site de um jeito totalmente diferente. Contei sobre os planos neste post: a ideia era promover um evento para a gente se encontrar ao vivo. Mas as cirscunstâncias mudaram os planos e a festa foi assim, virtual. E isso não quer dizer que não tenha sido muito especial.

ABRIL

Essa trabalheira toda rendeu muitas reportagens e entrevistas: na revista Trip, no jornal O Globo, na Folha de S.Paulo, na revista Veja, na Gama...

Março

Nosso último dia no Estúdio Panelinha foi marcado por uma grande decisão: faríamos lives todos os dias para garantir que todo mundo tivesse comida de verdade na mesa durante a quarentena. No dia seguinte começou nosso mutirão virtual:

- Lives no meu perfil no Instagram (@ritalobo), com dicas práticas para garantir uma alimentação saudável.
- Rita, Help!: lives com hortaliças para o almoço, ao meio dia, direto da cozinha da minha casa!
- Plantão da equipe nas redes sociais do Panelinha.
- Especial Rita, Help!: Coronavírus no site Panelinha com receitas, dicas e vídeos.
- Papo na Cozinha: com convidados como a Monja Coen, o rabino Nilton Bonder, a professora Patrícia Jaime e o psicanalista Christian Dunker.

fevereiro

A vida ainda era do jeito que conhecíamos. No Cozinha Prática, decidi levar você à feira comigo. Para repensar o cardápio, as compras, as refeições, a alimentação!

Se a base da nossa alimentação deve ser de comida in natura, não há lugar melhor para fazer as compras. A feira é também um símbolo! Para cada episódio, escolhi um grupo de alimentos e levei para o estúdio comigo. E rendeu muuuuuita receita — no episódio das frutas, mostrei 50 ideias de preparo! Relembre todas as receitas da temporada aqui.

Em fevereiro teve lançamento no Acervo Panelinha: a Coleção Ervas, primeira com estampas criadas por mim. As Loucas das Louças ficaram como?! (Risos.) Logo depois do lançamento, veio a pandemia. A fábrica precisou fechar e os produtos só chegaram à loja Panelinha quase no fim do ano. Resultado: esgotou quase tudo em menos de uma semana....

Tudo sobre a Coleção Ervas

Siga o perfil do Acervo Panelinha no Instagram

JANEIRO

O ano foi diferente, e também começou de um jeito diferente. Fui ‘provocada’ pelo Marcelo Tas. Na minha participação, que foi ao ar no primeiro dia do ano, falamos de religião, maternidade (de filhos adolescentes!), política... tem de tudo nesta entrevista. Assista aqui. E também teve muuuita correria para gravar a temporada do Cozinha Prática 2020, que estreou em fevereiro. E não foi pouca, não...

JANEIRO DE 2021
O mundo mudou. O Panelinha mudou. Eu mudei. Você mudou? Aposto que sim. Todos fomos impactados por essa pandemia. Mas, por aqui, uma coisa vai ser igual: já vamos começar o ano produzindo muito conteúdo novo para estimular você a entrar mais na cozinha, ganhar mais habilidades, mais repertório e deixar a vida mais saborosa — e mais saudável também.