Cada prato, uma cebola

Cada prato, uma cebola
Compartilhe

Por Pitadas - 05 de outubro de 2015


Já viu tabule com cebola cortada em meia-lua? E bife acebolado com cebola beeeem picadinha? Não, né? Cada preparo pede um corte específico de cebola. Às vezes, ela serve apenas para temperar – é quando entra em cena para fazer papel de escada, como na dramaturgia, sabe? É aquele papel menor, mas sem o qual o ator principal não brilha sozinho. Noutras, a cebola é atriz coadjuvante: aparece quase tanto quanto o astro do prato. Agora, seja qual for o papel da cebola na receita, numa coisa ela não falha: sempre faz a gente chorar!

Então prepare o lenço, porque esta semana do Pitadas é dedicada a ela: a amada, indispensável e multitalentosa Allium cepa – seu nome científico.

Quem é freguês do Panelinha já deve ter lido alguma explicação sobre cortar cebola: a gente sempre bate na tecla por aqui. É que essa é umas das primeiras lições em um curso de culinária ou gastronomia. E adianta muito a vida na cozinha quando a gente aprende a fazer do jeito certo. Não à toa, cortar cebola é o assunto de estreia da nova série de vídeos produzida pelo #EstúdioPanelinha: Santa Rita - técnicas culinárias beeeeeeem explicadinhas. A estreia é quarta-feira (07/10) no blog da Rita ou no canal Panelinha do Youtube – não dá pra perder!

Vamos aos cortes?

Corte em meia-lua para: acompanhar o bife grelhado, como este que também leva molho com grão-de-bico. Gosta de cebola caramelizada? A meia-lua fica linda e saborosa servida com a carne com homus. O formato também é o mais indicado para fazer a clássica sopa de cebola. Crua, fatiada bem fininha, fica deliciosa na salada – a panzanella é um bom exemplo.

Quer ver e saborear a cebola a cada mordida? Opte por cortar em cubos médios. Ficam tão bons em receitas como o picadinho oriental, o tradicional cozido e os tão saborosos espetinhos.

A cebola bem picadinha é indicada para pratos que precisam dela apenas como tempero. O risoto é um bom exemplo, o refogado do feijão caseiro é outro, e o bobó de frango é outro.

Quer valorizar o corte? Os anéis são lindos e ficam ótimos empanados, ou para assados em que a cebola pode aparecer. Tem melhor exemplo do que esta coxa de frango com geleia de laranja e cebola?

Foto: Gilberto Jr. / Editora Panelinha