Raspas de limão: frescor a jato

Raspas de limão: frescor a jato
Compartilhe

Por Pitadas - 14 de fevereiro de 2017


É um pozinho culinário mágico, mas pode chamar de raspas de limão. E as raspas são mágicas por que, você dirá? Porque dão frescor a jato em pratos diversos. Acendem os sabores do peixe, da muçarela de búfala do petisco, e até do macarrão, do cuscuz marroquino, do bolo, da farofa.

Tem limão, mas não tem uma ervinha fresca sequer na geladeira? Raspas de limão podem ser a solução para substituí-las.

Só a parte verde
A raspa é verdinha, no caso do limão taiti. Ou amarelinha, no caso do siciliano. Tem branquinho aparecendo? Cuidado, a parte branca da casca do limão é amarga – e amarga as receitas. Melhor pedir ajuda aos utensílios. O zester é um ralador específico para extraí-las. Pode usar ralador normal? Pode, mas pegue leve! O descascador de legumes também funciona para tirar lascas da casca, que podem ir no café, ou até nesta receita de costelinha de porco com molho de tomate mediterrâneo. Tire apenas a parte mais superficial do limão.

Desperdício zero
Usou a casca do limão? Conserve a fruta embalada em filme, na geladeira, por até 3 dias. Depois disso, começa a ressecar. Agora, se você cortou e usou apenas metade do limão, o melhor é que ele seja consumido em até 6 horas, pois assim que cortado o limão começa a oxidar e logo perde todas as suas propriedades nutricionais, além de amargar.

Foto: Editora Panelinha