Siciliano, taiti, galego ou cravo?

Siciliano, taiti, galego ou cravo?
Compartilhe

Por Pitadas - 15 de fevereiro de 2017


O limão mais famoso do Brasil não é um só. São quatro. O taiti, o galego, o cravo e o siciliano. Qual escolher? Depende do que você quer preparar.

Taiti
O mais basicão de todos, tem tamanho médio, casca bem verde e a polpa também. É ácido e versátil: funciona bem desde o prato principal até a sobremesa. Os melhores têm a casca lisa e brilhante e são macios (mais caldo). Safra: entre dezembro e abril. Com ele, prepare:
Bolo de fubá
Bolo delícia de limão
Escarola refogada
Farofa

Cravo
O mais perfumado de todos, pequenino e alaranjado, adocicado… Funciona bem com doces e faz uma limonada maravilhosa! A casca pode ser bem enrugada, o que dificulta a extração das raspas. Com ele, prepare:
Caipirinha clássica
Pink lemonade
Risoto de damasco

Galego
O menorzinho de todos, levemente amarelado e mais ácido. Não tão fácil de encontrar no mercado. Ótimo para fazer molhos de salada e caipirinha, e para servir com peixes. Com ele, experimente preparar:
Almôndegas com molho de limão
Repolho grelhado
Filé de pescada

Siciliano
O maior de todos, com a casca e a polpa amarelos, é o menos ácido e bastante perfumado. As raspas são excelentes para finalizar; a casca se dá bem em ensopados e o caldo faz molhos sensacionais. A produção mais forte acontece em junho. Com ele, experimente preparar:
Azeite aromatizado
Água aromatizada
Conserva de azeitona
Costelinha
Musse

Foto: Editora Panelinha