Tá sem graça? Rega limão!

Tá sem graça? Rega limão!
Compartilhe

Por Pitadas - 13 de fevereiro de 2017


O uso culinário do limão vai muito além do preparo da musse, do bolo ou até da caipirinha. Vamos começar pelo caldo. Aliás, a gente aqui no Panelinha chama de caldo de limão, e não suco, porque lá no início do site muitos leitores se confundiam e perguntavam quanto de água era necessário para preparar o suco pedido na receitas. Já caldo, todo mundo entende que é o líquido extraído do limão.

Pois o caldo é uma arma culinária para acabar com aquela receita meio sem sal, ops, sem sabor. Sabe quando você prova a receita e tá faltando alguma coisa? Geralmente é acidez. O limão equilibra as receitas.

Dois exemplos: o risoto de damasco com queijo meia-cura é divino, mas fica melhor ainda com o caldo e até as raspas de limão. Nesse caso, o sabor do limão fica bem pronunciado. Em outras preparações, ele vai apenas ajustar o sabor, como no patê de beterraba com sardinha.

Na próxima vez que achar que a comida está meio sem graça, antes de temperar com mais sal, experimente regar um pouco de caldo de limão. Mas que fique claro: o limão não substitui o sal!

Pitada que é truque

Para extrair o caldo, role o limão pela bancada, amassando levemente, isso faz o suco se soltar dentro do limão. E aí rende que é uma beleza. Para extrair o caldo, vale usar as mãos ou uma ponteira. E se quiser um toque mais sofisticado, vale peneirar para retirar as sementes.

Foto: Editora Panelinha