#NatalPanelinha: cardápio para uma ceia prática

#NatalPanelinha: cardápio para uma ceia prática
Compartilhe

Por Rita Lobo - 17 de dezembro de 2015


Desde o comecinho de novembro, eu e a equipe do Panelinha estamos empenhadíssimos em fazer o seu Natal ser um sucesso de planejamento, organização e execução. Você, atento, viu todas as receitas do cardápio para uma ceia clássica e todas as receitas do menu para uma ceia brasileira. Mesmo acompanhando o especial #NatalPanelinha de perto, achando tudo lindo, ainda não se convenceu sobre o que preparar – e eu sei por quê. Porque o que você quer mesmo é uma ceia bem prática.

Acertei? Então segura firme, que este post é para você. A seguir, dica de ouro: uma sugestão de cardápio com sabor de sobra, muito atalho, esperteza e pulo-do-gato!


Uma ceia prática tem que ter... Pernil na panela de pressão

Já notou como receitas natalinas são sempre de forno? Peru, tender, torta de nozes… Pois nesta ceia superprática, a panela de pressão faz o trabalho pesado. Além disso, você vai economizar outros tantos passos comuns no preparo de assados: não precisa preaquecer forno, não precisa ficar pincelando a carne com o molho, para que ela não resseque; nem marinar a carne precisa. É por isso que o prato fica pronto em menos de 2 horas, acredite. Ah, o molho de abacaxi e pimentão faz toda (toda!) a diferença no prato. Veja aqui a receita do pernil com molho de abacaxi e pimentão na panela de pressão.

Uma ceia prática tem que ter... Salada de bacalhau express

Uma salada nutritiva, colorida, cheia de texturas… E de bacalhau. Por que a gente ousaria dizer que ela é prática? A salada de bacalhau com feijão-fradinho e banana-da-terra sai bem mais rápido, e mais fácil, porque leva bacalhau dessalgado, desfiado e congelado – quer dizer, dá para pular várias etapas. O feijão-fradinho vai na panela de pressão – muito, mas muito mais rápido de cozinhar. Você vai dourar a banana-da-terra na frigideira com um sorriso daqui até ali!

Uma ceia prática tem que ter... Cebolas pérolas-assadas

Pequenina, a cebola-pérola é delicada, e ainda fica adocicada quando sai do forno. Rende um acompanhamento que é delicioso, e diferente – a gente não pensa imediatamente em cebolas como acompanhamento, pensa? E mais: não precisa cortar, apenas descascar. A casca sai rapidinho depois que você mergulha a cebola na água fervente e transfere para uma tigela com água gelada – mas em alguns supermercados, ela é vendida descascada e embalada à vácuo, olha aí como pular mais um passo. O único trabalho de verdade é envolver cada uma delas no azeite – moleza! Mais prático, impossível. Veja como preparar as cebolas pérolas assadas.

Uma ceia prática tem que ter... Sangria-delícia

Preparar uma jarra de sangria não tem erro: é picar as frutas e misturar com açúcar, caldo de laranja, gim, água tônica e vinho tinto. O segredo é servir bem gelado. A receita é facílima, mas ainda assim tem atalhos: prepare a jarra com as frutas e o vinho e o gim e deixe na geladeira. Apenas na hora de servir, junte a tônica (gelada!) e os cubos de gelo. Vai preparar a sangria? Veja a receita aqui.


Quem faz o quê?
Se quiser impressionar a família, que tal fazer você mesmo o pernil para a ceia? A receita, você viu, é bem prática. Mesmo. A salada de bacalhau pode ficar a cargo de alguém que não come outra carne que não seja a de peixe. As cebolas-pérolas ficam com a mais prendada da turma – se bem que descascar cebola não tem tanto segredo assim. E a sangria? Pode deixar que eu mesma faço! Brincadeira, deixar para quem chegar mais cedo à casa onde será servida a ceia.


Última chamada!
Veja a seguir mil e uma ideias de Natal – tem receita para a ceia, receita de reaproveitamento, dica de decoração, de comidinha que vira presente e de cardápio.

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani