#ReceitasQueBrilham: almoço de Páscoa mais brasileiro

#ReceitasQueBrilham: almoço de Páscoa mais brasileiro
Compartilhe

Por Rita Lobo - 31 de março de 2015


Quem me acompanha com mais frequência já deve ter notado que eu ando tentado deixar a cozinha do dia a dia mais brasileira. Claro que não vamos abandonar os risotos, mas também é importante saber preparar o arroz soltinho. E nas comemorações, como é que isso fica? Será mesmo que temos que servir bacalhau na Páscoa? Vou aproveitar a alta do dólar e propor um prato para receber a família com jeitão de festa de interior, cheia de fartura e animação.

Galinhada é prato que faz todo mundo se sentir amado. É comida conforto, comida de alma, comida feliz com tanta popularidade. Pode reparar: toda região tem uma versão diferente. Uns usam quiabo, outros, tomate, pimentão, ervas.. E ainda é feita em uma panela só – você sabe que eu adoro receitas assim, né?

#DicasQueBrilham: para ir do fogão à mesa, o ideal é preparar a galinhada numa caçarola, com alças, em vez de usar uma panela com cabo. Fica mais elegante. E o modelo de aço inox da foto ainda tem outra vantagem: por ter fundo triplo, mantem a comida quente por mais tempo.



Brasileiro – e caseiro!
De uns tempos para cá, as pessoas começaram a elaborar tanto a comida caseira que o trivial passou a ser feito nos restaurantes chiques. Hora de inverter novamente. Vamos deixar o chef gourmetizar na cozinha profissional e a gente pode relaxar e desgourmetizar na cozinha de casa. Que tal?

Galinha não precisa de acompanhamento, mas um aperitivo e uma salada são fundamentais para compor o cardápio. Para começar, olha que belezinha esses ovos mimosa: no lugar da gema, vai um delicioso creme, uma espécie de maionese enriquecida. Mais caseiro, impossível! A salada de verdes do dia ganha um toque especial de amendoim. E, para a sobremesa, vamos resgatar o preparo de um delicioso pudim de pão. Faltou alguma coisa? Ah, claro, a caipirinha! E capriche nas flores do campo – elas ficam lindas numa jarra ou num bulinho.

Cardápio para um almoço de Páscoa brasileiro

Caipirinha de limão e capim-santo
Ovos mimosa
Salada de verdes com amendoim
Galinhada
Pudim de pão