Marmita de chef: Arroz de suã

Marmita de chef: Arroz de suã
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de junho de 2022


A primeira receita da temporada 'Marmita de chef' é uma prova de que aprender a cozinhar vale muito a pena. Fui buscar na culinária tropeira o clássico arroz de suã, uma receita incrível que anda meio esquecida. Com esse corte suíno, que não é considerado muito nobre, a gente prepara um refeição grandiosa!

Nessa temporada, junto com o prato principal, eu cozinho as chamadas sobras planejadas. Elas vão virar dois preparos bem diferentes: um caldo verde com suã, que resolve o jantar quando a vontade é aquecer o corpo com uma sopa bem saborosa, e uma crepe verde de couve com queijo que fica linda e é perfeita praquele dia em que você só quer comer algo leve.

As sobras planejadas mudam a sua relação com a cozinha: os potinhos na geladeira deixam de ser um problema e viram uma solução.

vamos entrar na cozinha pra resolver várias refeições de uma vez, mas sem ficar dias comendo a mesma coisa. Vou mostrar preparos bem diferentes a partir das sobras planejadas.

Receita do dia: Arroz de suã

Suã é o espinhaço suíno, que tem osso, um pouco de carne e gordura. Por isso, não é considerado um corte muito nobre, 'tem mais osso que carne'. Pois é, mas por isso, mesmo, ele rende esse fabuloso arroz de suã: osso forma um caldo que deixa o arroz bem cremoso. Viu como vale a pena aprender a cozinhar? A gente extrai o melhor de cada alimento!

Ele vai pra mesa com couve refogada e picles de rabanete e cebola-roxa. Olha que prato charmoso: um preparo superbrasileiro, que ganha o brilho da acidez do picles e essa couve em pedaços mais rústicos!

Vamos aproveitar a cozinhança e garantir as sobras planejadas:

- caldo de suã

- couve refogada

- picles de rabanete

Isso sem falar na porção extra do arroz, que vai virar marmita de chef!

Marmita de chef: omu-rice de suã

Convidei o chef Marcelo Correa Bastos, um craque em comida brasileira, especialista em arroz de suã, para transformar a sobra do arroz em uma marmita de chef. Ele também podia usar "todos" os ingredientes da geladeira: um pouco de tomate e alguns ovos!

Marcelo se inspirou numa receita japonesa superpopular de omelete com arroz (omu-rice) e criou o omu-rice de suã. Seguindo as regras do desafio, ele mudou completamente o sabor do prato original, se valendo de uma técnica infalível: o retempero.

Um dos segredos pra reaproveitar as sobras, sem comer a mesma coisa, é retemperar!

Páprica (doce e picante), gengibre, óleo de gergelim, cebola-roxa, cebolinha e coentro deram uma cara nova pras sobras e o omelete, ultra macio, veio transformar o arroz de suã retemperado em recheio. Não é demais?

A receita da omu-rice de suã está aqui

Sobras planejadas

O caldo de suã que preparamos a mais vai servir de base para um caldo verde com suã — ele fica pronto em menos de 20 minutos. E ainda vamos aproveitar a sobra de couve na sopa. Sério, você não vai acreditar. É jantar incrível em versão a jato.

A outra parte da couve que preparamos a mais vai dar cor a uma crepe verde de couve com queijo. Finíssima e bem levinha, ela vai pra mesa acompanhada do picles de rabanete. Mais um jantar a jato saindo!

O Cozinha Prática 'Marmita de chef' estreia segunda (6), às 20h45. Já coloca o alarme no celular.